Governo Lula deixará de divulgar mortes diárias de Covid

direitaonline



O governo Lula, por meio do Ministério da Saúde, vai deixar de divulgar de forma diária os dados sobre a Covid-19 no Brasil. A interrupção será feita no dia 3 de março.

A partir do dia 7, as estatísticas passarão a ser publicadas semanalmente. O boletim traz informações como os casos, óbitos e a vacinação contra a doença. Segundo a pasta, a estratégia será adotada para “otimizar” o trabalho das equipes de vigilância dos municípios, estados e ministério

Desde o governo Bolsonaro até agora, o Ministério da Saúde publicava os dados da Covid todos os dias, com boletins enviados para a imprensa e também com atualização em painéis no site da pasta. No governo passado, houve apenas uma interrupção de quatro dias que, segundo o ex-ministro e atual deputado federal Pazuello, aconteceu para atualização e mudança do sistema de informação.

A pasta atual alega que apenas nove unidades federativas (UFs) continuam a atuar os dados diariamente. São elas: Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Paraíba e Pernambuco.

Dezoito UFs não atualizam as informações no fim de semana e três apenas uma vez por semana. Dessa forma, de acordo com o ministério, as notificações desde o início da pandemia apresentam um “padrão de flutuação ao longo da semana”. Assim, os dias de terça-feira e quarta-feira apresentam mais casos e mortes registrados, “impactando na compreensão dos dados pela sociedade”.

“Os dados informados diariamente não permitem análise epidemiológicas, conforme solicitado pela sociedade e órgãos de controle. Por exemplo: por, sexo, faixa etária; raça/cor e/ou comunidades tradicionais; identificação de fatores de riscos para a evolução dos casos para graves e/ou desfecho com óbitos”, justifica o Ministério da Saúde.


Fonte: Ministério da Saúde; Metrópoles; Estadão
Foto: Pixa Bay

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Humorista Dani Calabresa tem celular furtado em carnaval de Salvador

Dani Calabresa teve o seu aparelho celular furtado na noite desta sexta-feira (17), enquanto seguia no meio da multidão, a caminho de um trio elétrico, em Salvador (BA). “Ela percebeu quando uma multidão passou esbarrando e alguém puxou a pochete dela”, detalhou Richard Neuman, empresário da humorista em relato ao […]