Jair da Costa, campeão mundial com a seleção brasileira na Copa do Chile em 1962 e um dos primeiros atletas do país a atuar na Europa, faleceu neste sábado (27) em Osasco (SP), aos 84 anos. A causa da morte não foi informada.
Revelado pela Portuguesa, onde atuou entre 1960 e 1962, Jair vestiu a camisa da seleção em apenas uma ocasião: na vitória por 3 a 1 contra o País de Gales, em amistoso realizado no estádio do Pacaembu no ano do bicampeonato. Na campanha vitoriosa da Copa, ele foi convocado pelo técnico Aymoré Moreira e integrou o elenco como reserva de Garrincha.
Segundo a Portuguesa, Jair da Costa rivaliza com Julinho Botelho a honra de ser considerado o maior ponta-direita da história do clube. Depois do Mundial, transferiu-se para a Inter de Milão, onde conquistou o bicampeonato europeu e mundial, além de quatro títulos do Campeonato Italiano.
Também jogou pela Roma antes de retornar ao Brasil em 1972 para vestir a camisa do Santos, sagrando-se campeão paulista em 1973. O atacante encerrou sua carreira em 1976, após uma passagem pelo Windsor City, do Canadá.
Em suas redes sociais, a Portuguesa homenageou o ídolo: “A Portuguesa SAF lamenta profundamente o falecimento do ex-atacante Jair da Costa, uma das lendas do nosso clube”, escreveu o clube, ressaltando também a importância do jogador na história do futebol brasileiro. “Nossos sentimentos aos familiares e amigos”, acrescentou a nota.
Ver essa foto no Instagram