Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a extradição de brasileiros que seguiram para a Argentina após serem acusados de envolvimento nos atos de ‘8 de janeiro’. Esses cidadãos, considerados foragidos da Justiça, terão seus casos avaliados para verificar se cumprem os requisitos dos tratados internacionais de extradição.
A ordem de Moraes foi emitida após um pedido da Polícia Federal e agora cabe ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça, decidir se o processo está de acordo com os tratados em vigor entre Brasil e Argentina.
A decisão foi encaminhada ao Ministério da Justiça, que deverá envolver o Ministério das Relações Exteriores para conduzir as negociações com o governo argentino, visando à extradição dos fugitivos.
Em junho deste ano, a Argentina forneceu ao governo brasileiro uma lista com cerca de 60 nomes de pessoas procuradas pela Justiça do Brasil e que estariam no território argentino. Com essas informações, a Polícia Federal começou a preparar o pedido de extradição, que foi enviado ao STF.
Estima-se que aproximadamente 180 indivíduos, com acusações nos atos, estejam foragidos não apenas na Argentina, mas também no Uruguai e no Paraguai.
Caso o pedido seja aprovado, o Ministério das Relações Exteriores será responsável por conduzir as negociações e executar o processo de extradição. E mais: Caixa reduz cota de financiamento e eleva entrada para compra de imóveis. Clique AQUI para ver. (Foto: TSE)