FGV aponta tombo de 3,0% no PIB de maio, pior resultado desde a pandemia

direitaonline



O Monitor do PIB-FGV aponta retração de 3,0% na atividade econômica em maio na comparação com abril, considerando-se dados com ajuste sazonal.

Foi a pior queda nessa comparação ante mês anterior desde abril de 2020 (-10,3%), informou Juliana Trece, economista do Núcleo de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Economia da fundação (FGV/Ibre).

“O forte recuo da atividade econômica em maio reflete o fim dos principais meses de colheita da safra de soja. O expressivo crescimento do PIB no primeiro trimestre, sendo influenciado pelo desempenho da colheita de soja, elevou a base de comparação nos primeiros meses do ano e, em maio, com a redução da colheita deste produto, a atividade econômica retraiu. Apesar da queda do PIB ser majoritariamente explicada pelas particularidades da agropecuária, cabe ressaltar que também foram registradas retrações na indústria e nos serviços em maio, embora em magnitudes distintas da agropecuária (-0,1%, em ambas as atividades).”, explica uliana Trece, coordenadora da pesquisa.

Consumo das famílias
O consumo das famílias cresceu 2,9% no trimestre móvel findo em maio. Conforme pontuado em outras edições do Monitor, apesar do crescimento, há uma tendência de redução desta taxa do consumo desde o final de 2022. O consumo de serviços é o principal componente a explicar essa tendência declinante; enquanto em 2022 apresentou crescimento médio trimestral em torno de 7,0%, no trimestre móvel encerrado em maio de 2023 cresceu apenas 3,2%.

Formação bruta de capital fixo (FBCF)
A FBCF retraiu 0,8% no trimestre móvel findo em maio. Destaca-se o desempenho do segmento de máquinas e equipamentos que retraiu pelo quinto trimestre móvel consecutivo. Embora os segmentos de construção e de outros da FBCF tenham crescido, não foram em magnitude suficiente para compensar a perda ocasionada pelas máquinas e equipamentos.

Importação x Exportação
A exportação de bens e serviços cresceu 17,2% no trimestre móvel findo em maio. Já o total das importações cresceu 7,3% no trimestre móvel findo em maio. A exceção da importação de produtos agropecuários, todos os demais componentes da importação contribuíram positivamente para este resultado, com destaque para a importação de bens de consumo que cresceram 28,0% no período.


Fonte: FGV
Foto: Pixa Bay

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ladrões invadem casa de Emerson Fittipaldi na Itália e levam mais de R$ 1,3 milhão em bens

O bicampeão mundial de Fórnula-1 Emerson Fittipaldi teve sua casa na Itália invadida por ladrões, que levaram mais de R$ 1,3 milhão em bens. O roubo ocorreu nessa terça-feira (19). Segundo informações do G1 Globo, os criminosos conseguiram entrar na residência do ex-piloto, localizada na Itália, e subtraíram diversos objetos […]