Míssil de bomba atômica da Guerra Fria é encontrado desativado em garagem nos EUA

direitaonline



Um artefato surpreendente foi descoberto na garagem de um falecido morador do estado de Washington, nos EUA: um míssil antigo e desativado projetado para transportar uma ogiva nuclear. A polícia de Bellevue recebeu uma denúncia sobre a presença do objeto de nível militar e, ao inspecioná-lo, identificou-o como um ‘Douglas AIR-2 Genie’, utilizado durante a Guerra Fria pelos Estados Unidos e Canadá na interceptação de bombardeiros soviéticos.

Membros do esquadrão antibombas inspecionaram o objeto enferrujado e descobriram que se tratava de um Douglas AIR-2 Genie (antiga designação MB-1), um míssil ar-ar não guiado projetado para transportar uma ogiva nuclear. Não havia nenhuma ogiva acoplada e nenhum combustível para o míssil – “o que basicamente significa que o objeto era um artefato não explosivo”.

“Como o objeto era inerte, e os militares não solicitaram sua devolução, a polícia o deixou com um vizinho para restaurá-lo e exibi-lo em um museu”, explicou a polícia.

De acordo com a Air Force Armament Museum Foundation, o míssil ar-ar não guiado foi usado pelos Estados Unidos e pelo Canadá durante o período da Guerra Fria, quando a interceptação dos bombardeiros estratégicos soviéticos era uma das principais preocupações militares.

Em julho de 1957, um Genie foi lançado a cerca de 5,5 mil metros de um interceptador F89J e detonado sobre Yucca Flats, Nevada, o primeiro e único teste de detonação de um míssil ar-ar dos EUA com uma ogiva nuclear.
“E acreditamos que levará muito, muito tempo antes de recebermos outra chamada como essa novamente”, comentou a polícia no X, antigo Twitter, acrescentando um emoji de míssil. Veja fotos abaixo! E veja também: Deputado Ramagem explica sistema de monitoramento da Abin e rebate acusações. Clique AQUI para ver. (Fotos: divulgação; Fonte: Estadão; Polícia local)

Imagem de um foguete AIR-2 Genie semelhante com uma réplica de uma ogiva nuclear anexada. (foto de Steve Heeb)
Gostou? Compartilhe!
Next Post

Nayib Bukele é reeleito presidente de El Salvador

Presidente Nayib Bukele, 42 anos, proclamou a sua vitória nas eleições presidenciais de El Salvador e a do seu partido nas eleições legislativas. Ele é o primeiro presidente reeleito do país. A oposição reclama que sua eleição foi inválida, uma vez que a reeleição era proibida no país, mas foi […]