Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse nesta quinta-feira (24) ao engenheiro Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações. A nomeação do ex-presidente da Telebras foi articulada pelo União Brasil e apresentada pessoalmente ao presidente por Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, durante uma reunião no Palácio do Planalto.
A escolha por Siqueira Filho veio na sequência da recusa do deputado Pedro Lucas Fernandes (MA), líder do União Brasil na Câmara, que havia sido inicialmente convidado para assumir o posto. A negativa gerou desconforto entre o partido e o governo federal, em meio a um impasse interno sobre a sucessão da liderança da bancada.
Segundo nota oficial do Planalto, “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse, na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, ao engenheiro Frederico de Siqueira Filho no cargo de ministro das Comunicações”.
A indicação, de acordo com o comunicado, foi apresentada por Alcolumbre, pelo ex-ministro Juscelino Filho e pelo próprio Pedro Lucas Fernandes em um encontro na quarta-feira (23), que também contou com a presença da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Na tentativa de evidenciar unidade dentro da legenda, Alcolumbre compareceu à reunião acompanhado de Juscelino Filho, que ocupava anteriormente o cargo, e de Pedro Lucas. Durante a conversa, o deputado aproveitou a ocasião para se desculpar com Lula pela “situação constrangedora” imposta ao governo, como relatado pelo Valor Econômico.
Formado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco, Frederico de Siqueira Filho acumula mais de duas décadas de atuação no setor de telecomunicações.
Ao longo de sua carreira, dedicou 21 anos à operadora Oi, onde exerceu funções de liderança em áreas como planejamento, operações, relações institucionais e comercial. Desde maio de 2023, ele estava à frente da Telebras.
Com a chegada de Siqueira Filho ao Ministério das Comunicações, o União Brasil assegura a manutenção de seu espaço na Esplanada. Atualmente, o partido comanda três pastas: Turismo (Celso Sabino), Integração e Desenvolvimento Regional (Waldez Góes) e, agora, Comunicações. E mais: Urgente: Hugo Motta confirma que não vai pautar ‘PL da Anistia’ por enquanto. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fontes: Valor; EBC)