Lula chama Netanyahu de “muito extremista” e diz que reação de Israel é “mais séria” do que o que fez o Hamas

direitaonline



Durante sua recente jornada pelo Oriente Médio, percorrendo Arábia Saudita, Qatar e Dubai, Lula (PT) criticou o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu. Foi durante uma entrevista à rede catari Al Jazeera, publicada nessa sexta-feira (1º).

Segundo Lula, o premiê israelense é caracterizado por sua postura “extremista” e de “extrema direita”, destacando uma “falta de sensibilidade” em relação à palestina. Também afirmou que a reação de Israel foi pior que “ato de terrorismo do Hamas”.

“Como governante, ele é uma pessoa muito extremista, de extrema direita e com sensibilidade baixa em relação aos problemas do povo palestino”, afirmou Lula. “Ele pensa que os palestinos são pessoas de terceira ou quarta classe.”
Ele também criticou presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a quem encontrou no início do ano.

Na visão de Lula, Biden poderia ter interrompido a guerra em Gaza. “Não posso entender como um homem tão importante como o presidente Biden, do país mais importante do planeta, não teve a sensibilidade de falar para acabar com essa guerra”, declarou Lula. “Eles poderiam ter parado com a guerra.” Assista abaixo!

 

No decorrer da entrevista, Lula também foi questionado sobre suas declarações no decorrer do ano sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.

O petista resumiu assim: “A Rússia diz que alguns territórios pertencem a eles, e [Volodimir] Zelenski diz que pertencem à Ucrânia. Em vez de ir à guerra, porque não levar as pessoas a um referendo para perguntar: você quer pertencer à Ucrânia ou à Rússia?”

Putin, porém, já conduziu referendos (que ele alega serem legítimos) para validar sua anexação de partes do leste do território ucraniano.

Lula foi questionado sobre acusações contra Putin, emitido pelo Tribunal Penal Internacional, de facilitar a deportação ilegal de crianças de áreas ocupadas pela Rússia na Ucrânia.

Na resposta, fez uma comparação: “Uma das acusações contra Putin é por sequestrar crianças. Agora nessa guerra [Israel-Hamas] há crianças sequestradas dos dois lados. Putin será convidado [para reunião do G20 no Rio]. Ele não virá se não quiser vir. Se ele vier, asseguro que será respeitado e não será preso.”

O Brasil é signatário do Estatuto de Roma, o documento fundador e a baliza da atuação do Tribunal de Haia, como a corte é comumente conhecida. Assim, em tese, teria de corroborar para que o mandado de prisão expedido pelo tribunal fosse levado a cabo.

E veja também: Maceió entra em alerta máximo devido ao risco de afundamento de solo. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Folha de SP
Foto: reprodução vídeo

Gostou? Compartilhe!
Next Post

STF forma maioria para tornar Kajuru réu por calúnia contra senador

O Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou uma maioria decisiva na última sexta-feira (2) para levar o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) a responder como réu por calúnia. Seis ministros do STF votaram a favor da aceitação de uma queixa-crime apresentada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) contra Kajuru, que o acusou, em […]