Durante uma visita à galeria de ex-presidentes do Palácio do Planalto, recentemente reinaugurada após os atos de ‘8 de janeiro’ de 2023, Luiz Inácio Lula da Silva manifestou insatisfação com a ausência de ‘informações detalhadas’ sobre os mandatos presidenciais.
Acompanhado de Janja da Silva e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, Lula sugeriu que a exposição deveria incluir um contexto histórico, mas sob uma ótica alinhada ao Partido dos Trabalhadores (PT).
“Eu quero que conte a História. A Dilma (Rousseff) foi eleita, foi reeleita, depois sofreu impeachment, que foi um golpe. Esse aqui (apontando para Michel Temer) não foi eleito. Esse aqui tomou posse em função do impeachment da Dilma, tá? Depois esse aqui (apontando para Jair Bolsonaro) foi eleito em função das mentiras. É isso que tem que contar”, declarou Lula, justificando a necessidade de ‘explicações’ mais amplas para os visitantes.
Enquanto conversava com Valdomiro Luis de Sousa, Chefe de Gabinete Adjunto do Gabinete Pessoal da Presidência, Lula criticou a abordagem atual, que ele considera insuficiente:
“Isso aqui é a data que governou, não a data que nasceu. Se você não explica, ninguém entende. Você tem que explicar, a pessoa que vem aqui tem que saber o que aconteceu. O Collor foi eleito e foi ‘impichado’ em tal data. Esse aqui (apontando para Itamar Franco), assumiu no lugar do Collor. Se não, as pessoas passam aqui e não entendem a História.”
El es também sugeriu exemplos mais completos, citando casos históricos: “Foi presidente do Brasil e nasceu quando (Júlio Prestes)? Você explica quando ele nasceu, mas não explica quando ele governou. E esse aqui (Getúlio Vargas)? Tem que estar dito publicamente: foi eleito em 1930, até 1945, foi cassado, voltou em 1950 eleito pelo povo e ficou até 1954, quando morreu, se matou. Porque aí a pessoa vem aqui e vai saber da História.”. Assista a seguir! (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: O Globo)
Lula visita galeria de Presidentes da República no Planalto e pede que sejam mencionadas informações sobre cada presidente. É importante constar na parte dele que ele foi condenado por corrupção e só foi eleito graças a uma manobra judicial para que fosse descondenado e assim… pic.twitter.com/0gvrScRdaV
— Carlos Jordy (@carlosjordy) January 9, 2025