Lula (PT) recebeu Nicolas Maduro, presidente da Venezuela, no fim da manhã desta segunda-feira (29), no Palácio do Planalto. Ao venezuelano e sua comitiva será oferecido um almoço.
O venezuelano vem ao país para reunião de reinstalação da Unasul, organização com viés socialista que reúne países do continente sulamericano. O bloco reúne os doze países do continente: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Assista abaixo!
Lula recebe o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto. No domingo à noite, ao chegar a Brasília, o venezuelano agradeceu a "calorosa acolhida" https://t.co/TXTnvJqoo5 pic.twitter.com/RSgn4L1TQO
— O Antagonista (@o_antagonista) May 29, 2023
Esse aperto de mão significa formalmente a confissão de milhares de pessoas sem liberdade e morta por um Ditador que matou milhares de pessoas pela fome!
Nicolas Maduro! pic.twitter.com/PATo28GpDb— Pavão Misterious🇧🇷 (@misteriouspavao) May 29, 2023
Nas redes sociais, o senador Hamilton Mourão (Republicanos – RS) criticou a chegada de Maduro e lembrou de decisões da Justiça eleitoral que impediu a associação de Lula com Maduro durante a campanha eleitoral de 2022.
“Na campanha de 2022, o TSE determinou a retirada de inserções que associavam Lula a ditadores como Maduro e Ortega. A presença de Maduro no Brasil é uma vergonha para brasileiros e um desrespeito ao bom povo venezuelano. Maduro é acusado de torturas, desaparecimentos, agressões e crimes contra a humanidade. Lula, ao receber Maduro, mostra que não tem compromisso com a democracia e nossos valores!”
Na campanha de 2022, o TSE determinou a retirada de inserções que associavam Lula a ditadores como Maduro e Ortega.
A presença de Maduro no Brasil é uma vergonha para brasileiros e um desrespeito ao bom povo venezuelano. Maduro é acusado de torturas, desaparecimentos, agressões e…— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) May 29, 2023
Já o deputado Eduardo Bolsonaro comparou a postura de Lula (PT) e o ex-presidente Bolsonaro em relação ao venezuelano.
2019: Presidente Bolsonaro veta presença do ditador Maduro no Brasil.
2020: EUA acusam Maduro de narcotráfico e oferecem recompensa de US$ 15 milhões.
2023: Lula recebe Maduro com honras de Chefe de Estado. pic.twitter.com/WTXhC0UlBJ
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) May 29, 2023