Empresa de tecidos que fez parceria com a Shein anuncia demissão em massa

direitaonline



Blumenau, Santa Catarina – A Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), localizada em Blumenau, anunciou na última sexta-feira (30) ao Sindicato dos Trabalhadores Têxteis (Sintrafite-SC) que realizará demissões em massa durante o mês de julho na cidade.

A decisão veio como resultado da atual crise financeira enfrentada pela empresa, que também estabeleceu uma parceria para produzir peças para a Shein.

Inicialmente, um ofício encaminhado pela Coteminas ao sindicato mencionava a demissão de 841 funcionários. No entanto, durante uma reunião subsequente, a empresa informou que os desligamentos ocorrerão em etapas e afetarão aproximadamente 700 trabalhadores, com início já na próxima semana.

A fábrica de Blumenau, que atualmente emprega um pouco mais de 1,2 mil pessoas, será impactada significativamente por essas demissões. A Coteminas comunicou aos trabalhadores, por meio do ofício, que as rescisões serão parceladas em até 15 vezes. No documento, a empresa destacou a necessidade de realizar esses desligamentos para garantir a continuidade de suas operações.

Diante dessa notícia, os funcionários reuniram-se em assembleia na segunda-feira (3) e manifestaram sua insatisfação com o parcelamento das rescisões em 15 vezes. Além disso, foi constituída uma comissão para acompanhar as negociações com a direção da empresa, buscando alternativas mais favoráveis aos trabalhadores.

A Coteminas já vinha enfrentando dificuldades financeiras e havia anunciado anteriormente a necessidade de uma reestruturação em sua operação. Nos meses de janeiro e abril, por exemplo, o sindicato havia divulgado atrasos no pagamento dos salários dos colaboradores.

Nessa terça-feira (4), o Sintrafite (Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial) realizou ato em protesto. De acordo com o presidente do Sintrafite, o objetivo das negociações é “garantir o maior número de postos de trabalho possível” porque, mesmo com a sinalização de que 300 funcionários pretendem deixar a empresa, “ainda há outros 400 que precisam do emprego”. Assista abaixo!

 


Fonte: G1; Poder360
Foto; reprodução logo; Sintrafite

Gostou? Compartilhe!
Next Post

IBGE abre inscrições para dois processos seletivos com mais de 7,5 mil vagas em todo o país

O IBGE abriu inscrições, nessa terça-feira (04), em dois processos seletivos para Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ) nos 26 estados do país e no Distrito Federal. Ao todo, são oferecidas 7.548 vagas, sendo 6.742 para APM, que exige o nível médio completo, […]