Lula deve indicar mesmo o próprio advogado para vaga no STF, diz Veja

direitaonline



Lula deve mesmo indicar nos próximos dias o seu próprio advogado para a vaga de Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que antecipou sua aposentadoria para 11 de abril. As informações são do jornalista Matheus Leitão, em sua coluna deste domingo (2) na Revista Veja. Ele é filho da comentarista Miriam Leitão, da Globo.

Segundo Matheus, juristas e ministros do próprio STF fizeram chegar a Lula de que não há ‘nenhum empecilho’ para que Cristiano Zanin ocupe a vaga. Esses mesmos ‘consultores’ do petista também teriam informado que o advogado tem ‘campo livre’ para participar inclusive de qualquer julgamento envolvendo a Lava Jato, já que os processos relacionados a Lula, o qual defendeu, não estão no Tribunal. “O impedimento só existe em relação aos casos que ele atuou como advogado.”, explica o jornalista.

A cúpula jurídica petista também não viu problemas no fato do advogado de Lula ter criticado a operação. Além disso, o suposto segundo concorrente à indicação de Lula, o advogado Manoel Carlos, indicado por Lewandowski para a vaga, também já fez o mesmo, então, na teoria lulista não faria sentido deixar de indicar Zanin para privilegiar Manoel.

Por fim, segundo a reportagem, Lula tem argumentado ao seu entorno que não está indicando um ministro do STF para “julgar os seus casos”, mas sim para que a “Constituição seja cumprida mesmo nos cenários de grande pressão da opinião pública por determinados posicionamento”. Após a indicação, Zanin terá de ser aprovado pelos Senadores após sabatina.


Foto: Ricardo Stucker; divulgação

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bradesco é condenado em R$ 50 mil por assédio moral contra funcionário no Paraná

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu que um bancário do Paraná sofreu assédio moral no ambiente de trabalho e condenou o Banco Bradesco S.A. ao pagamento de R$ 50 mil de indenização. Ele também receberá reparação material decorrente de diversas doenças desenvolvidas em razão do trabalho. A […]