Lula demite presidente da Caixa para dar cargo a indicado do Centrão

direitaonline



Lula (PT) anunciou nesta quarta-feira (25) a demissão da economista Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal. A decisão foi comunicada a Rita em uma reunião realizada no Palácio do Planalto, no fim da manhã.

Rita Serrano, funcionária de carreira da Caixa desde 1989, ocupava o cargo de presidente da instituição desde janeiro. Antes disso, desempenhou um papel no Conselho de Administração do banco.

Em um comunicado oficial emitido pelo Palácio do Planalto, foi confirmado que o novo presidente da Caixa será o economista e servidor de longa data da Caixa, Carlos Vieira Fernandes. Fernandes já ocupou cargos de confiança em governos petistas também indicado por partidos do Centrão em anos anteriores.

A presidência do banco era alvo de interesse de partidos do Centrão há vários meses, como parte de uma estratégia de apoio ao governo Lula no Congresso.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, já havia declarado que o comando da estatal estava sendo negociado para expandir a ‘base parlamentar’ do Palácio do Planalto. Os partidos do Centrão também estão buscando indicar substitutos para as vice-presidências da Caixa. No entanto, Lula e Lira ainda devem se reunir ao longo desta semana para confirmar as substituições.

Além da Caixa, o controle de outros órgãos públicos, como os Correios e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), tem sido objeto de disputa por parte dessas siglas desde julho.

Carlos Vieira Fernandes possui uma ampla experiência na Caixa Econômica Federal, incluindo o cargo de diretor da Funcef, o fundo de pensão da Caixa, entre 2016 e 2019. Ele também tem um histórico de trabalho na própria Caixa.

Fernandes atuou como secretário-executivo dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Nota Oficial do Governo
“Nomeação de novo presidente da Caixa Econômica Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (24/10), com a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo.

Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio.

Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha.

O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas.

Secretaria de Imprensa
SECOM”

E veja também: Parlamentares ironizam e riem após Dino dizer que Lula é “ficha limpa” e “orgulho do Brasil’. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: G1
Foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

GM confirma 800 demissões em São José dos Campos; metalúrgicos penduram uniformes em frente à fábrica

Metalúrgicos da ‘General Motors’ de São José dos Campos realizaram um ato, em frente à fábrica nesta quarta-feira (25), contra as demissões realizadas pela montadora. A greve contra as demissões entrou hoje (25) em seu terceiro dia. Em gesto simbólico, eles penduraram cerca de 100 uniformes de trabalho com mensagens […]