PF deflagra 4ª fase da Operação Lesa Pátria com prisões e apreensões

direitaonline



A Polícia Federal deflagra, na manhã desta sexta-feira (3), a quarta fase da ‘Operação Lesa Pátria’, com o objetivo de identificar pessoas que ‘participaram, financiaram ou fomentaram’ os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília/DF.

Ao todo estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de Rondônia, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal.

Segundo nota da polícia federal, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Segundo a PF, as investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria “se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”.

Todas as fases
Na última 6ª feira (27), a corporação realizou a 3ª fase da operação no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal. Agentes cumpriram 11 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão. Naquele dia, a PF prendeu a idosa ‘Fátima de Turbarão’, que viralizou em vídeo durante a invasão.

Já a 2ª fase da Lesa Pátria foi cumprida em 23 de janeiro com a prisão de Antônio Cláudio Alves Ferreira, que invadiu o Palácio do Planalto e destruiu o relógio de Dom João VI, do século 17, durante os atos do 8 de Janeiro. Ferreira foi preso em Uberlândia, Minas Gerais, e encaminhado para a sede da Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

A operação foi deflagrada em 20 de janeiro. Na 1ª fase, foram cumpridos 8 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão, expedidos pelo STF, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

E veja também: Homem morre após atear fogo no próprio corpo em protesto contra Moraes. Clique AQUI para ver.


Fonte: Polícia Federal; Poder360
Foto: PF

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Em evento, Moraes defende ‘regulamentação’ das redes sociais

Alexandre de Moraes, do STF, foi um dos convidados, nesta sexta-feira (3), do evento Lide Brazil Conference, em Lisboa (Portugal), que reúne empresários e autoridades brasileiras. O Ministro participou de forma remota. Ele falou sobre os atos de 8 de janeiro e até da ‘denúncia’ do Senador Marcos do Val […]