Jornalista que divulgou vazamento da Lava Jato ganha programa na TV Brasil

direitaonline
Brasília (DF), 14/09/2023, O jornalista Leandro Demori, apresentador do novo programa da TV Brasil, Dando a Real, posa para fotos no estúdio do programa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil



Em 26 de setembro, Leandro Demori estreia um novo programa de entrevistas na ‘TV Brasil, emissora da ‘Empresa Brasil de Comunicação (EBC)’, do governo federal. Ele é o jornalista que assinou reportagem no portal The Intercept que vazou conversas particulares entre Sergio Moro (juiz) e Deltan Dallagnol (procurador) sobre os julgamentos da Lava Jato.

O ‘Dando a Real com Demori’, ou ‘DR com Demori’, será exibido todas às terças-feiras, às 22 horas. Com duração de meia hora, o jornalista entrevistará nos estúdios da EBC, em Brasília, “figuras emblemáticas” da República para uma “conversa aberta e informativa”.

Produzido por profissionais da EBC e apresentado por ele, o programa é parte da nova grade da TV Brasil que vai estrear neste mês. O primeiro entrevistado será o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

“Acho que eu consigo juntar essa história de jornalismo que eu tenho, de ter memória das coisas, de ter feito muita cobertura, ter participado de muita coisa, conseguir ter uma conversa aberta e, ao mesmo tempo, uma conversa informativa, não leviana. A ideia é juntar isso e fazer televisão, fazer um programa que as pessoas se entretenham, mas saiam com a sensação de terem aprendido algo”, disse.

Sobre a expectativa de estrear na televisão, especialmente em uma emissora pública, Demori afirma que quer ajudar a reconstruir a independência da comunicação pública, como ocorre na maioria das experiências que ele mesmo acompanhou quando viveu na Europa.

“A EBC tinha uma ideia, ainda espero que prospere, que é a de ser uma emissora independente, como é na Itália, na Inglaterra, na França. É conseguir, de fato, fazer uma emissora que não fique ao sabor do jogo político do momento. Por isso, quando rolou esse convite, eu aceitei na hora, apesar de saber que iria ouvir críticas de colegas, do público, que enxergam a TV pública erradamente como cabide de emprego, como gasto desnecessário. Isso é um pensamento completamente idiota. A TV pública não é isso.”

“Precisamos aumentar a credibilidade na TV pública, fazer as pessoas gostarem, como a população passou a defender o SUS [Sistema Único de Saúde]. Quando as pessoas gostam, elas defendem. Isso aqui [EBC] é serviço de utilidade pública número um.”

Leandro Demori nasceu em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, é jornalista, escritor e tem 41 anos. Junto com Glenn Greenwald, foi autor da reportagem no portal The Intercept que vazou conversas particulares entre o ex-juiz Sergio Moro e o ex-procurador da operação Lava Jato, Deltan Dallagnol. O conteúdo da matéria foi a base para a anulação dos julgamentos da investigação.

Estudou jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; foi também editor da plataforma Medium no país e foi editor do site da revista piauí, trabalhos anteriores ao The Intercept. E veja também: Caça da FAB persegue avião e acha carga de 500 quilos de cocaína. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Estadão
Foto: reprodução vídeo

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Miriam Leitão se enrola ao justificar alta dos preços: “inflação que tranquiliza”

Miriam Leitão explicou no ‘Bom Dia Brasil’, da Globo, os números da inflação do mês de agosto, divulgados pelo IBGE na manhã dessa terça-feira (12). Ou melhor, tentou explicar. Gaguejando muito e com argumentos ‘estranhos’, a comentarista de economia da Globo disse que a alta de preços estava dentro do […]