Lada interrompe produção de carros na Rússia após sanções

direitaonline



Um velho personagem do período da Guerra Fria voltou aos noticiários nesta semana. A Lada, fabricante de carros que foram símbolos da antiga União Soviética, anunciou que interrompeu a montagem de veículos no país russo.

Conhecida por seus carros duráveis e econômicos, a Lada não conseguiu resistir às sanções econômicas impostas pelo Ocidente à Rússia e, nesta semana, fechou suas três fábricas no país: Moscou, Togliatti e Ijevsk. A paralisação começou na última quarta-feira (9).

A AvtoVAZ, dona da Lada e administrada pelo grupo francês Renault, precisa de componentes para produção e insumos vindos de uma fábrica da Romênia. Com as rotas de abastecimento fechadas, principalmente aquelas que passam pela Ucrânia, e a desvalorização do rublo (moeda russa), o pagamento de peças importadas ficou muito mais caro.

A paralisação já teria colocado milhares de trabalhadores em licença. Um porta-voz da AvtoVAZ disse que a empresa já planejava interromper a produção até 11 de março devido à escassez global de chips, situação que foi agravada pelas sanções. “Se o comércio parar, a AvtoVAZ para”, disse um ex-membro do conselho da empresa. Ele acrescentou que pode levar meses ou talvez anos para reiniciar a produção dos modelos da Lada.

Sobre a Lada
Lada é uma marca de automóveis de propriedade da AvtoVAZ, uma montadora baseada na fábrica de automóveis russa localizada em Togliatti, que atualmente pertence a Renault. AvtoVAZ vem da sigla VAZ, que vem de “Volzhsky Avtomobilny Zavod”, que significa “Fábrica de Automóveis de Volga”.

A marca ficou famosa no leste da Europa com o Lada 2105 Laika/Riva, carro econômico vendido em grandes quantidades durante os anos de 1980-90, e até hoje um dos modelos com mais tempo em produção. No entanto, modelos subsequentes não conseguiram o mesmo sucesso.

De acordo com o site oficial da Renault, a marca Russa tem mais de 300 concessionárias em seu país e está presente em outros 20 com cinco modelos diferentes. A Lada é líder de vendas na Rússia há mais de 50 anos e no ano passado comercializou mais de 350 mil exemplares no país, representando 21% da venda de carros 0 km.

Veja abaixo novos modelos da Lada. E clique aqui para acessar a área da marca no site da Renault Group.

E veja também: Augusto Nunes: “PT é um partido perdedor e vai perder este ano de novo”. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/mEMO2

Fontes: Olhar Digital; The Week
Fotos: Renault Group

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro inicia sessão de “vídeos curtos” no Youtube com ações do governo

Você sabe tudo o que o governo federal já fez pelo Brasil? Com certeza não! E isso não é culpa sua, mas de uma imprensa que faz questão de não apresentar as ações realizadas pelo presidente Bolsonaro. Assim, Bolsonaro vai tentando divulgar suas ações de forma independente, por meio das […]