Presidente da Petrobras chama notícia de ‘O Globo’ de fake news e promete providências

direitaonline



Parece que o amor entre a imprensa e o governo vai acabando. Nesta quarta-feira (31), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, chamou de ‘fake’ uma notícia divulgada pela colunista Malu Gaspar, de O Globo. A reportagem dizia que o próprio presidente da Petrobras teria dito a conselheiros da estatal que a exploração de petróleo na foz do amazonas sairia em seis meses.

Nas redes sociais, ele postou um ‘print’ da notícia com a palavra ‘fake’ rabiscada por cima do texto. “Esta “notícia” (abaixo) NÃO É VERDADEIRA. Um dos problemas sérios que vamos ter que resolver urgentemente é o vazamento de informações e a invenção de notícias falsas atribuída a “fontes do Conselho da Petrobras”.

O petista ainda disse que “desde gestões anteriores vem um hábito despreocupado de vazar (sempre para os mesmos colunistas) tudo o que se discute no CA da Petrobras, agora piorado por práticas de desinformação, falsidade ideológica, difamação e quebra de sigilo/distorção intencional de informação privilegiada.”.

Prates também prometeu providências: “Conselheiros serão alertados mais uma vez sobre isso e medidas já estão sendo tomadas para investigar esse tipo de prática. Colunistas que se alimentam dessas fontes, e cultivam o hábito de divulgar sem checar, também terão mais dificuldades a partir das medidas que serão tomadas.”

 

Em resposta, Malu Gaspar afirmou que “o fato de ter vazado não significa que seja mentira. Trata-se de informação de bastidores e q tem interesse público. A informação foi checada com outras fontes q confirmaram ter ouvido a mesma coisa do senhor. Se houve vazamento, é um problema da Petrobras, não meu.”.

Ela também marcou Jean Paul Prates, que encerrou a discussão afirmando: “Malu, não entrei nessa velhacaria de “criticar imprensa” pq nunca fiz isso e não seria agora. O que disse é que: (1) vazamentos indevidos ocorrem; (2) informações FALSAS e especulativas também. (3) AMBAS práticas são deletérias e puníveis. ESTA informação (sobre “prazo de seis meses”) é FALSA! Se tivesse me consultado (nesta e outras ocasiões recentes do gênero) eu teria desmentido/esclarecido e pronto! Não me cabe dar prazo ao IBAMA muito menos adivinha-lo. Não houve crítica a VOCÊ. Apenas comentei que quem recebe vazamentos e inverdades (faz parte e as duas coisas ocorrem) vai ter a vida mais difícil pq vai precisar checar ainda melhor! Sds!”

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Superávit primário em abril é apenas metade do apurado em 2022

Um superávit primário de R$ 20,3 bilhões foi registrado pelo setor público consolidado em abril deste ano. O resultado é 47,8% inferior ao apurado em abril do ano passado. Os dados são das Estatísticas Fiscais divulgadas nesta quarta-feira (31) pelo Banco Central do Brasil. O setor público consolidado é composto […]