FMI piora projeção de déficit do Brasil para 2024 e 2025

direitaonline



O FMI (Fundo Monetário Internacional) revisou para baixo suas projeções para o déficit primário da economia brasileira em 2024. Em relatório divulgado hoje, o fundo atualizou o dado de 0,2% para 0,6% do PIB. Clique AQUI para assistir a divulgação do resultado na íntegra (em inglês).

As perspectivas para os anos subsequentes também se deterioraram. O superávit de 0,2% esperado para 2025 foi ajustado para um déficit de 0,3%. Agora, o FMI estima que o Brasil só atingirá um déficit zero em 2026 e registrará seu primeiro superávit, de 0,4%, em 2027.

“O caminho de consolidação fiscal das autoridades [brasileiras] visa a uma melhoria na posição da política fiscal no médio prazo, mas a incerteza quanto ao futuro permanece”, afirmou Vítor Gaspar, diretor do departamento de assuntos fiscais do FMI, em coletiva de imprensa.

A avaliação é que o elevado endividamento e os custos incertos de financiamento da dívida pública exigem do Brasil políticas fiscais e gestão de dívida mais “prudentes”.

Essas projeções contrastam com as do Ministério da Fazenda. Na segunda-feira, o ministro Fernando Haddad confirmou que a meta de superávit de 0,5% no próximo ano não será alcançada, mas afirmou que o objetivo é zerar o déficit.

No que diz respeito à dívida bruta do Brasil, o FMI melhorou suas previsões. Anteriormente, estimava-se um percentual de 90,3% do PIB para este ano e 92,4% para o próximo. Agora, projeta-se 86,7% e 89,3%, respectivamente.

Embora a trajetória continue ascendente nos próximos anos, o fundo prevê um aumento mais gradual, atingindo 93,9% do PIB em 2029, um percentual inferior aos 96% estimados anteriormente para o mesmo ano. E mais: André Mendonça dá bronca em advogada em audiência com governador de MT: ‘A senhora não tem decoro’. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Vídeo mostra Silvia Poppovic sendo agredida durante assalto em bairro nobre de SP

Imagens capturadas por câmeras de segurança revelam o momento em que a jornalista e apresentadora Silvia Poppovic, 69 anos, foi agredida durante um assalto na tarde de domingo (14) em Higienópolis, bairro de alto padrão na região central de São Paulo. Ela foi atacada enquanto caminhava sozinha por uma curta […]