Itamaraty concede asilo diplomático a ex-primeira-dama do Peru

direitaonline

O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta quarta-feira (16) a chegada ao Brasil da ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia Alarcón, e de seu filho menor de idade, após a concessão de asilo diplomático. Ambos desembarcaram por volta das 11h40 na base aérea de Brasília, segundo a defesa.

A concessão do asilo ocorreu na terça-feira (15), poucas horas após a Justiça peruana condenar Nadine e seu marido, o ex-presidente Ollanta Humala, a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro.

O casal foi acusado de receber recursos ilícitos da empreiteira Odebrecht (atualmente Novonor) para a campanha presidencial de 2011, além de supostos repasses do governo venezuelano sob Hugo Chávez. Nadine nega todas as acusações.

Logo após a sentença, a ex-primeira-dama buscou abrigo na embaixada brasileira em Lima. No mesmo dia, a presidente do Peru concedeu salvo-conduto autorizando a saída dela e do filho rumo ao Brasil.

A viagem foi feita em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo a defesa, por “questões de segurança”. “Seria complicado ela usar um avião de carreira”, justificaram os advogados.

Segundo reportagem da CNN, Nadine não precisará comparecer ao Ministério das Relações Exteriores — os trâmites para regularização migratória serão realizados na Polícia Federal e no Ministério da Justiça. A ex-primeira-dama e o filho pretendem morar em São Paulo. E mais: Jornalista da GloboNews critica Moraes e questiona: ‘não estamos confundindo crime com opinião’. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: CNN)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Série sobre a vida de criador de 'Chaves' estreia em junho

A trajetória de Roberto Gómez Bolaños, responsável por personagens que marcaram gerações, será contada em uma nova produção original da plataforma Max. Intitulada “Chespirito: Sem querer querendo”, a série biográfica estreia no próximo dia 5 de junho, com episódios inéditos lançados sempre às quintas-feiras. Composta por oito capítulos, a obra […]