Importação da Shein e Shopee despenca 54% em outubro após taxação do governo

direitaonline



No mês de outubro, as importações da Shein e da Shopee sofreram uma queda significativa de 54,5% em comparação ao mesmo período de 2022, conforme revelado por um levantamento da fintech de importações Vixtra.

Os dados, divulgados pela Revista Veja e baseados nas informações mais recentes reveladas pelo Banco Central em dezembro, indicam uma redução substancial no valor importado, que passou de 1,45 bilhão de dólares no ano passado para 659 milhões de dólares em 2023.

O CEO da Vixtra, Leonardo Baltieri, atribui essa queda a mudanças nas regras de cobrança de taxas sobre as mercadorias importadas. Desde agosto, produtos com valores até 50 dólares têm isenção de impostos de importação do governo federal, mas recebem uma forte tributação de 17% referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), dos Estados.

No entanto, o vice-presidente Geraldo Alckmin já anunciou a intenção do governo de Lula de, em breve, também tributar essas compras de até 50 dólares.

Para mercadorias com valores acima desse limiar, o montante importado praticamente dobrou, devido à incidência da taxa de ICMS e a uma alíquota de 60% para importações aplicada pelo governo federal.

Baltieri observa que, à medida que os consumidores passaram a ser taxados, surgiram receios de compra nessas plataformas e até mesmo uma evitação das mesmas. O recuo de 791 milhões de dólares em outubro representa a maior queda desde o início das discussões sobre a taxação dessas mercadorias em abril deste ano, durante o governo Lula.

Quando as novas regras foram implementadas, em agosto, as importações comparadas a julho deste ano apresentaram crescimento de 32,9%, mas já apontavam um declínio de 13,6% em relação a agosto de 2022.

Mas em setembro, já com as novas tributações em vigor, as importações registraram uma queda de 30,3%, resultando em uma redução de 361 milhões de dólares, até atingir o atual declínio de 54% em outubro.

“Os consumidores são atraídos pelos preços mais acessíveis praticados por essas empresas. Com a taxação desses produtos, muitos começam a questionar se ainda faz sentido adquiri-los por esses canais”, destacou o CEO da Vixtra. E veja também: Câmara aprova reforma tributária com expectativa de maior IVA do mundo. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Veja
Foto: Imagem de Freepik

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Revogada proibição de apreensão de menores nas praias do Rio de Janeiro

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, revogou neste sábado (16) a decisão que proibia a apreensão de menores, exceto em casos de flagrante, nas praias do Rio de Janeiro. A medida anula a determinação anterior da juíza Lysia Maria da Rocha […]