Com Tarcísio, número de homicídios em São Paulo cai 10,5% em agosto

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Em agosto, o número de homicídios dolosos ou intencionais caiu no estado de São Paulo, informou, no inicio da noite de segunda-feira (25), a ‘Secretaria Estadual de Segurança Pública’.

Os casos de homicídio doloso passaram de 228 ocorrências em agosto do ano passado para 204 em agosto deste ano, o que representa queda de 10,5%.

Segundo a secretaria, este foi o segundo menor número registrado em 23 anos, ficando atrás apenas do de 2019, que teve 203 ocorrências.

Os latrocínios, porém, aumentaram, passando de sete para nove casos na mesma base de comparação. Já as notificações de estupros aumentaram 10,7% em agosto, passando de 1.180 para 1.306. Para a secretaria, o aumento de registros de estupro indica que as vítimas estão tendo mais confiança em procurar a polícia e denunciar os criminosos.

Quanto aos roubos, em geral, o estado de São Paulo registrou queda de 7% na comparação, com o registro de 18.417 boletins. Também houve queda nas notificações de furtos em geral, que registraram 49.681 casos em agosto.

Tatuzão
O governador Tarcísio de Freitas e o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, fizeram neste sábado (30) uma visita técnica à escavação dos túneis da Linha 6-Laranja de metrô e acompanharam a chegada da tuneladora Maria Leopoldina, conhecida como “tatuzão sul”, na futura estação Perdizes. Com 15,3 km de extensão e investimentos de R$ 18 bilhões, a nova linha de transporte sobre trilhos é, atualmente, a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina.

“É uma obra que vai fazer a diferença na vida das pessoas, o trabalho e o suor de vocês vai fazer a diferença na vida de muita gente. Hoje a gente está aqui em Perdizes para ver o tatuzão chegar e daqui a pouco estará chegando a Higienópolis. É um trabalho que, muitas vezes, a cidade não imagina que existe, mas a obra não para, é 24 horas”, disse Tarcísio ao lado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), André do Prado, e de deputados e vereadores.

Quando concluída, a Linha 6-Laranja vai permitir o percurso da Brasilândia, na zona norte, até o centro da capital em apenas 23 minutos. Atualmente, o percurso similar leva cerca de uma hora e meia para ser percorrido de ônibus.

Perdizes é o quarto ponto de parada do tatuzão sul, que permitirá a ligação da estação aos outros poços de ventilação e paradas da Linha 6-Laranja. Para chegar até o local, o equipamento já perfurou um trecho de cerca de 3,5 km de extensão e permitiu a instalação de aproximadamente 1.650 anéis de concreto para revestimento do túnel. O próximo destino será a estação PUC-Cardoso de Almeida.

Para operação do tatuzão, são necessárias cerca de 50 pessoas em três turnos de trabalho. A tuneladora pesa 2 mil toneladas, com 10,61 metros de diâmetro e 109 metros de extensão, e conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para retirada do material escavado, cabine de comando e equipamentos auxiliares.

Para a construção da estação Perdizes, foram escavados até agora mais de 135,9 mil m³ de solo, com utilização de 47,1 mil m³ de concreto. Atualmente, as obras estão com 39,5% de execução, gerando cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.

“É bom estar aqui em mais uma estação que está sendo entregue. Uma obra tão bonita, onde estamos integrando a Zona Norte ao centro de São Paulo. Diminuindo esse caminho, que vai permitir uma redução de viagem muito grande para a população”, declarou o secretário Rafael Benini.

Linha-6 Laranja
O projeto da Linha 6-Laranja prevê 15 estações ao longo dos 15,3 km de extensão da linha. O ramal será atendido por 22 trens e deverá transportar uma média de 630 mil passageiros por dia.

Ela ligará a Brasilândia à estação São Joaquim, no centro de São Paulo, passando pelas futuras estações Vila Cardoso; Itaberaba-Hospital Vila Penteado; João Paulo I; Freguesia do Ó; Santa Marina; Água Branca; Sesc-Pompeia; Perdizes; PUC-Cardoso de Almeida; FAAP-Pacaembu; Higienópolis-Mackenzie; 14 Bis.; e Bela Vista.

 

 

Além disso, está em estudo a ampliação de 7 km de extensão da linha, acrescentando outras seis estações: Morro Grande; Velha Campinas; Aclimação; Cambuci; Vila Monumento; e São Carlos. A obra fará integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô e 7-Rubi e 8-Diamante de trens urbanos.

O empreendimento é executado por meio de uma parceria público-privada (PPP) entre o Governo de São Paulo e o consórcio Linha Universidade. Após a conclusão das obras, a operação da Linha 6-Laranja será feita pela concessionária pelo prazo de 19 anos.

A obra está em andamento no Pátio Morro Grande, nos 18 poços de ventilação e saída de emergência (VSE) e nas 15 estações – em oito delas, as escavações já foram concluídas. E veja também: Ricardo Salles (PL-SP) critica presidente do ‘PL’ por encontro com Dino : “está no DNA”. Clique AQUI para ver.


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Fontes: Agência Brasil; Governo de SP
Foto: Governo de SP

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