Governo federal passa a remunerar voluntários de programa contra analfabetismo

direitaonline



Com o objetivo de garantir a universalização da alfabetização da população com 15 anos ou mais, em todo o território nacional, o presidente Bolsonaro editou o Decreto nº 10.959, que reformula o Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino formal da educação básica, que ocorre dentro das redes educacionais. Já o Programa Brasil Alfabetizado foi concebido para suprir a lacuna de um contingente de cidadãos que apresenta dificuldades em acompanhar o regime regular de aulas da EJA.

Criado para abarcar o público residual, que não era alcançado pelos sistemas de ensino da EJA, o PBA apostava, desde sua origem, na ação do voluntariado para fornecer cidadania a seu público-alvo.

Dentre as novidades trazidas para o programa, merece destaque a que agora permite que alfabetizadores voluntários recebam pagamento para exercer a função. Até então, o programa só incluía voluntários não-remunerados para as aulas, um dos motivos para o não completo êxito do programa.

Além disso, serão oferecidos, aos municípios que aderirem ao programa, materiais de orientação e de formação, materiais de apoio e de instrumentos de avaliação. O valor de pagamento para os voluntários será adicional ao já repassado às secretarias locais de educação. Para participar, as secretarias precisarão apresentar um plano de alfabetização com diagnóstico local e estratégia de monitoramento.

E veja também: Dória contraria Ministério da Saúde e afirma que aplicará 4ª dose de vacina em SP. Clique aqui para ver.

QUEM SOMOS

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/bgBCR

Fonte: Agência Brasil; Poder360

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro chega de jegue para inaugurar obra do Rio São Francisco no RN

O presidente Bolsonaro (PL) participou, nesta quarta-feira (9), de uma jeguiata durante visita a Jardim de Piranhas, no interior do Rio Grande do Norte. Ele está na cidade para acompanhar a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco. Um trecho do momento foi divulgado pelo ministro Rogério Marinho […]