Governo federal lança plataforma para denúncias de telemarketing abusivo

direitaonline



Os brasileiros ganharam mais um canal direto para denunciar empresas de telemarketing que insistem na prática abusiva no contato com o consumidor. Com a determinação do governo federal de combater o problema, por meio Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) foi disponibilizado um canal na internet, onde a pessoa pode fazer a denúncia. Clique AQUI para acessar.

“No formulário eletrônico, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (discagem direta a distância – quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços”, informou o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Processo
Acrescentou que as denúncias serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e encaminhadas aos Procons (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de todo o país para que sejam analisadas e aberto eventual processo administrativo pelo descumprimento da medida.

No início desta semana, as atividades de telemarketing abusivo de 180 empresas brasileiras foram suspensas por decisão da Senacon e dos Procons. “A medida tem o objetivo de pôr fim às ligações que oferecem produtos ou serviços sem autorização dos consumidores”, explicou o ministério.

A decisão de suspender foi tomada com base na quantidade de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br nos últimos três anos.


Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Em nota oficial, Exército chama reportagem de jornalista da Globo de Fake News

Nessa quarta-feira (21), em nota oficial, o Exército Brasileiro chamou de fake News a reportagem do jornalista Valdo Cruz, da Globo intitulada “Insatisfeitos com o Ministro da Defesa, militares da ativa dizem ao STF que não endossam ataques às urnas!”. Em seu texto, Cruz afirma que “insatisfeitos com o ministro […]