O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, publicou as diretrizes do Programa Vem Ser! , nesta terça-feira (15/02). Voltado a crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, a iniciativa visa propiciar o desenvolvimento integral dos alunos com foco na iniciação esportiva.
O Programa Vem Ser! pode ser executado em escolas ou espaços comunitários, públicos ou privados, no contraturno ou como complemento das atividades escolares. Os núcleos esportivos do Vem Ser! são projetados para 100 crianças e adolescentes, com 25 alunos por turma. São quatro horas semanais (16 horas/aula por mês) para cada grupo e custo total de R$ 244,7 mil.
Os centros esportivos são viabilizados por meio de parcerias entre a Secretaria do Esporte com governos estaduais, municipais e do Distrito Federal, com apoio de recursos financeiros próprios do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e emendas parlamentares.
Além da iniciação esportiva, um dos objetivos do Vem Ser! é ressaltar entre os participantes valores como amizade, respeito, excelência e amor, de modo que o resultado final contribua no crescimento individual dos alunos não apenas nas atividades esportivas, mas no sentido de noções sólidas de cidadania.
Inversão da pirâmide
O investimento no esporte educacional é um dos pilares da política do Governo Federal para promover a cidadania e a saúde entre crianças e jovens. “Desde que eu assumi a Secretaria Especial do Esporte, venho dizendo que é preciso inverter a pirâmide do esporte brasileiro e priorizar o esporte na escola. Com esse projeto, nós damos mais oportunidades a nossas crianças e jovens de acesso ao esporte”, ressaltou o secretário Marcelo Magalhães.
O governo Bolsonaro também recriou os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) para crianças e jovens de 12 a 14 anos. E O Brasil ainda será sede, em 2022 e 2023, dos Jogos Escolares Sul-Americanos e dos Jogos Mundiais Escolares Sub-15, respectivamente.
Veja abaixo o discurso do secretário de esporte na época do anúncio do programa
Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/bfqCZ
Foto: Agência Brasil