Governo Bolsonaro anuncia redução do IOF sobre transferências para o exterior e saques internacionais

direitaonline



Parte das transferências cambiais para o exterior, que ainda não tinham sido adaptadas às normas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), terão redução gradual de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) a partir de 2023.

Um decreto assinado hoje (28) à noite pelo presidente Jair Bolsonaro incluiu novas modalidades de transferências entre o Brasil e o exterior na lista de operações que passarão a pagar menos imposto.

Em comunicado, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que a medida vale para um determinado tipo de transferência que ainda não estava amparado pela nova legislação. A medida valerá para as “transferências de recursos em moeda nacional, mantidos por estrangeiros em contas de depósito no Brasil”.

A Secretaria-Geral também informou que o decreto abrange os repasses de recursos “decorrentes de obrigações de participantes de arranjos de pagamento internacional relacionadas à aquisição de bens e serviços do exterior e de saques no exterior por usuários finais dos referidos arranjos”. Por se tratar de decreto, a diminuição do tributo não depende de aprovação do Congresso Nacional.

Ainda não há o detalhamento do ritmo de redução das alíquotas. O comunicado da Secretaria-Geral, no entanto, informa que a diminuição será gradativa ao longo dos próximos anos.

E veja também: Direita Brasileira lança sua própria Carta em Defesa da Democracia e da Liberdade. Clique aqui para ver.


Fonte: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Menos uma: com participação do governo federal, estatal de eletricidade no RS é privatizada

A Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica (CEEE-G) do Rio Grande do Sul foi vendida para a Companhia Florestal do Brasil, nessa sexta-feira (29), na B3, a bolsa de valores de São Paulo. O lance vencedor do leilão foi de 928 milhões, 10,93% superior aos quase R$ 836,6 milhões […]