GM paralisa produção em São José dos Campos por falta de demanda

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A General Motors (GM) vai parar por três semanas a produção de carros na fábrica de São José dos Campos (SP), onde são montados o utilitário esportivo Trailblazer e a picape S10. Conforme comunicado divulgado nessa terça-feira (7) pelo sindicato dos metalúrgicos da região, a montadora informou que precisa readequar a produção. A informação é da emissora CNN, por meio de seu portal de notícias.

“A GM começou a cortar funcionários na última sexta-feira (3), fato que fez os trabalhadores da unidade cruzar os braços por uma hora e meia na entrada à fábrica na manhã dessa terça-feira (7). Valmir Mariano, vice-presidente do sindicato, diz que essa readequação, conforme justificou a empresa, se deve à queda das vendas”, informa a CNN.

Ainda de acordo com a organização, 34 trabalhadores já foram desligados pela montadora na cidade paulista. O sindicato diz que as demissões ocorrem em todos os setores da fábrica, “sem justificativa ou negociação prévia”.

“Neste primeiro acordo, a GM garantiu a estabilidade para todos até o dia 19 de abril, quando acontece uma nova reunião. Até lá, nenhuma demissão poderá ser feita. Na reunião, o Sindicato apresentou o aviso de greve aprovado na assembleia da manhã. No documento apresentado, o Sindicato aponta o fato da montadora não ter realizado negociação prévia antes de realizar os cortes”, aponta a organização.

Em fevereiro, a montadora já tinha interrompido a produção do Onix, seu modelo mais vendido, em Gravataí (RS). Neste caso, porém, as férias já estavam previstas para atualização e modernização das linhas.

Vendas em queda
A notícia acontece justamente após o setor de venda de novos veículos ter o seu pior mês de fevereiro em 17 anos, segundo a Fenabrave. De acordo com as informações divulgadas pelo órgão, foram comercializados quase 130 mil veículos — entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

É uma queda de 2% em comparação ao mesmo mês do ano passado, que foi fraco em razão das restrições de oferta daquele período. Desde 2006, quando tinham sido licenciados 128 mil veículos no mesmo mês, não se registrava números tão baixos para fevereiro.

Estagnação
A mesma entidade projeta um 2023 bem fraco em relação ao ano passado. A estimativa este ano no setor é de crescimento de apenas 0,1%. Já em 2022, o crescimento foi de 4,88% ante a 2021.

Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, a expectativa é de 2,11 milhões de unidades vendidas até o fim do ano. Só no mercado de carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, a Fenabrave prevê estagnação, ou seja, crescimento zero, em relação ao 1,96 milhão de unidades do ano passado.

A tendência, na avaliação da entidade, também é de estagnação (crescimento zero) nas vendas de caminhões, que devem somar novamente 124,6 mil unidades em todo o ano se a associação for certeira em suas previsões.


Fontes: CNN; Terra; Sindicato dos Metalúrgicos
Foto: divulgação GM (via CNN)

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