Ataque dos EUA no Afeganistão mata líder da Al Qaeda

direitaonline



O líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, foi morto em um ataque dos Estados Unidos no Afeganistão no fim de semana, disse o presidente norte-americano, Joe Biden, nesta segunda-feira (1º), no mais duro golpe para o grupo desde que Osama bin Laden foi morto, em 2011.

Zawahiri, um cirurgião egípcio que tinha uma recompensa de US$ 25 milhões por sua cabeça, ajudou a coordenar os ataques de 11 de setembro de 2001 que mataram quase 3 mil pessoas nos EUA.

Segundo autoridades norte-americanas, de forma confidencial à agência de notícias Reuters, afirmaram que os EUA realizaram um ataque de drone em Cabul, a capital afegã, às 6h18 no horário local.”Agora a justiça foi feita e esse líder terrorista não existe mais”, disse Biden em declaração na Casa Branca. “Nós nunca recuamos.”

A inteligência dos EUA determinou com “alta confiança” que o homem morto era Zawahiri, disse um alto funcionário do governo a repórteres. Nenhuma outra vítima ocorreu.

“Zawahiri continuava a representar uma ameaça ativa às pessoas, aos interesses e à segurança nacional dos EUA”, disse o funcionário em uma teleconferência. “Sua morte é um golpe significativo para a Al Qaeda e degradará a capacidade de operação do grupo.”

Houve rumores da morte de Zawahiri várias vezes nos últimos anos, e há muito tempo se diz que ele estava com problemas de saúde. Sua morte também levanta questões sobre se Zawahiri recebeu refúgio do Taliban após a tomada de Cabul em agosto de 2021.

O ataque de drone é o primeiro conhecido dos EUA no Afeganistão desde que tropas e diplomatas dos EUA deixaram o país em agosto de 2021. Em um comunicado, o porta-voz do Taliban Zabihullah Mujahid confirmou que um ataque ocorreu e o condenou veementemente, chamando-o de violação de “princípios internacionais”.

O paradeiro de Zawahiri (com rumores apontando para a área tribal do Paquistão ou dentro do Afeganistão) era desconhecido até o ataque. Um vídeo divulgado em abril no qual ele elogiava uma muçulmana indiana por desafiar a proibição de usar um véu islâmico dissipou os rumores de que ele havia morrido.

Acredita-se que Zawahiri, com outros membros de alto escalão da Al Qaeda, tenha também planejado o ataque de 12 de outubro de 2000 ao navio USS Cole no Iêmen, que matou 17 marinheiros norte-americanos e feriu mais de 30 outros, disse o site Rewards for Justice.

Ele foi indiciado nos EUA por participação nos atentados de 7 de agosto de 1998 contra as embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia que mataram 224 pessoas e feriram mais de 5.000.

Assista abaixo à declaração de Biden
(tradução simultânea da CNN)

E veja também: Mas já? Economia do Chile cai em junho. Clique aqui para ver.


Fonte: Reuters
Foto: reprodução vídeo

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Agenda do Presidente Jair Bolsonaro | Terça-feira, 2/08/2022

O presidente Jair Bolsonaro cumpre agenda oficial nesta terça-feira em Brasília, onde terá diversos encontros com membros do governo. Confira abaixo! E veja também: Ataque dos EUA no Afeganistão mata líder da Al Qaeda. Clique AQUI para ver. Horário: 10h00-10h30 Compromisso: Joaquim Alvaro Pereira Leite, Ministro de Estado do Meio […]