FMI: Brasil é 3º mais endividado do mundo entre emergentes, ao lado da Ucrânia (em guerra!)

direitaonline



O Brasil, ao lado da Ucrânia (em guerra), ocupa o terceiro lugar no ranking de países mais endividados entre as nações emergentes, de acordo com o relatório Monitor Fiscal do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O relatório, divulgado durante o encontro anual do FMI com o Banco Mundial, estima que a dívida pública bruta do Brasil atingirá 88,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. O FMI projeta que esse indicador aumentará para 96,2% do PIB até 2028.

O Egito lidera o ranking, com um endividamento bruto correspondente a 92,7% do PIB, seguido pela Argentina, que enfrenta uma grave crise, com 89,5% do PIB.

De acordo com o relatório, o Produto Interno Bruto do Brasil deve alcançar US$ 2 trilhões de acordo com as previsões do FMI. A relação entre a dívida e o PIB é um indicador fundamental para avaliar a capacidade de um país de cumprir seus compromissos com os credores. O relatório do FMI prevê que a média de endividamento dos países emergentes será de 68,3% do PIB em 2023.

O relatório destaca que a dívida pública global está significativamente mais alta e projeta que ela crescerá de forma mais acelerada do que as projeções anteriores à pandemia.

Quanto ao desempenho das contas públicas, o FMI prevê que o governo central do Brasil encerrará o ano com um déficit primário de 1,2% do PIB.

Essa estimativa representa uma melhoria em relação à previsão anterior, divulgada em abril, que indicava um déficit de 2%. As projeções apontam que as contas permanecerão deficitárias em 2024, com um déficit de 0,2%, revertendo para um superávit de 0,2% em 2025. O relatório destaca que as projeções fiscais para 2023 refletem a política econômica atual do país.

E veja também: Felipe Neto pede trégua aos ‘bolsonaristas ‘após campanha de boicote ao ‘Bis’: “tentar conviver”. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Correio Braziliense
Arte: Pixa Bay

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Criança ateia fogo em sofá, provoca incêndio e avós pulam do 4º andar

Em Patos de Minas, Minas Gerais, dois moradores enfrentaram um incêndio ao pular de uma janela do quarto andar de um condomínio no Bairro Ipanema neste sábado (14). O incêndio teve início quando uma criança de 11 anos ateou fogo no sofá da sala, e as chamas rapidamente se alastraram […]