A Ferrari, enfim, lançou oficialmente o Purosangue, o primeiro carro de quatro portas em sua história. A montadora começará a entregar seu primeiro crossover aos compradores ainda no primeiro semestre de 2023.
Com aspecto de um SUV superesportivo, o novo modelo é a grande aposta da montadora de Maranello par este ano e era prometido desde 2018, no projeto “mais complexo” já executado pela marca de luxo. O modelo foi apresentado em 2022 como concorrente do Lamborghini Urus.
Com quase 5 metros de comprimento, pouco menos de 1,60 de altura e 2.028 mm de largura, o Purosangue é o primeiro quatro lugares de quatro portas da casa de Maranello e é movido pelo icônico motor V12 naturalmente aspirado de 6.496 cm3 derivado do 812 Superfast.
Um motor capaz de liberar uma potência de 725 cv a 7.750 rpm com um torque máximo de 716 Nm a 6.250 rpm. O grande trabalho desenvolvido pelos engenheiros de Maranello garantiu que 80% desse torque já esteja disponível a partir de 2.100 rpm, garantindo emoções de direção únicas em todas as condições de uso.
O Purosangue é alto, mas também é capaz de manter as características típicas dos carros Cavallino de alto desempenho com o motor central localizado na frente ao qual a caixa de câmbio DCT de dupla embreagem de 8 marchas é conectada na parte traseira.
A habitabilidade também é notável: pela primeira vez na história da Ferrari são quatro assentos reais e os traseiros podem ser ajustados e reclinados de forma independente. Na configuração inclinada geram um único plano com o porta-malas, aumentando a capacidade de carga. Todos os bancos são aquecidos eletronicamente, os bancos dianteiros também são massageados.
Outra característica são as portas traseiras que abrem e fecham de forma totalmente automática, ao contrário das dianteiras. O banco do motorista do Purosangue, por outro lado, é inspirado no SF90 Stradale e encontra seu alter ego quase simétrico no lado do passageiro.
Outra grande inovação no interior do carro é o sistema de áudio desenvolvido em colaboração com a Burmester com 21 alto-falantes, incluindo um subwoofer, com uma potência de 1.420 watts.
Para conter o peso, foi feito uso extensivo de fibra de carbono e o teto ‘base’ também é feito desse material, mas também está disponível em um cristal marcante que muda de opacidade dependendo das condições de luz.
O Purosangue também conta com suspensões ativas equipadas com motores elétricos capazes de regular transferências de carga e rolagem nas curvas, de modo a obter uma experiência de direção equivalente àquela dos outros carros da montadora.
Com um ‘design musculoso’, um motor potente e uma ampla gama de tecnologias de ponta, o Purosangue, da Ferrari, deve se tornar um dos carros mais icônicos do século XXI. “Foi o mais complexo que tivemos. Realizar pela primeira vez uma Ferrari de quatro portas foi um desafio não indiferente, e alcançar um ponto tão alto tanto em desempenho quanto em conforto é resultado de um trabalho de equipe” , disse Flavio Manzoni, diretor do Centro de Estilo da montadora. “Pela primeira vez, não partimos de um carro existente para redesenhá-lo e melhorá-lo, mas iniciamos de uma folha em branco” , acrescentou.
O custo é de 399.000 euros na Europa. No Brasil, o veículo pode ser encomendado por cerca de R$ 6 milhões por meio de importadoras. Clique AQUI para ver mais. A fila de espera, porém, já é de quase dois anos.
Motor: 6.5L V12 Aspirado
Transmissão: Automática de Dupla embreagem de 8 marchas
Potência: 725 cv
Torque: 73,0 kgfm
0-100 km/h: 3,3 seg
Vel. Máxima: 310 km/h
Tração: Integral