O Exército rejeitou a possibilidade de ajuda logística a uma comitiva parlamentar que visitaria territórios Yanomami, em Roraima. A informação é do portal ao Metrópoles e confirmada pela assessoria do senador Humberto Costa (PT-PE), autor do ofício solicitando apoio.
No ofício aos militares, o senador relata que, na última semana, solicitou apoio logístico para realizar “diligências externas” entre as comunidades localizadas entre Boa Vista (RR) e o distrito de Surucucu. Seis dias depois, quando os parlamentares já estavam na região, o Exército respondeu que não seria possível prestar auxílio “tendo em vista a restrição dos meios aéreos disponíveis na região amazônica”.
Por fim, o general Francisco Humberto Montenegro Junior, autor da resposta sugeriu buscar o a Defesa: “Por oportuno, solicito a vossa excelência considerar a possibilidade de encaminhar ao Ministério da Defesa a presente solicitação, a fim de verificar a viabilidade de atendimento por intermédio de outra força”.
A comitiva em questão foi criada após relatos na imprensa de violência em tribos Yanomamis. A missão oficial dos parlamentares terminou nessa quinta-feira (12/5). Participam da comitiva os senadores Chico Rodrigues (União-RR), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Humberto Costa (PT-PE) e Leila Barros (PDT-DF), além da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR). Veja abaixo a resposta do Exército.
E veja também: Confira a cobertura fotográfica da visita do presidente Bolsonaro ao Vale do Ribeira. Clique aqui para ver.
Quer apoiar nosso trabalho: Faça um PIX de qualquer valor. Isso nos ajuda muito a seguir lutando. A chave é: direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander
Clique AQUI para nos seguir no FACEBOOK.
Clique AQUI para nos seguir no TWITTER
Clique AQUI para ver Quem Somos & Apoio