O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, informou hoje (8) que vai assegurar a ‘oferta’ de absorventes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), “com foco na população que está abaixo da linha da pobreza”. Lula (PT) assinou nesta quarta-feira (8) um decreto que cria o ‘Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual’.
De acordo com o ministério, cerca de 8 milhões de pessoas serão beneficiadas pela iniciativa que prevê um custo anual de R$ 418 milhões por ano.
A nova política segue os critérios do Programa Bolsa Família, incluindo estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social extrema. Também serão atendidas presas e aquelas que cumprem medidas socioeducativas.
Dia Marielle Franco
No mesmo evento, Lula assinou outras medidas em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, como a proposta de fiscalizar salários entre homens x mulheres em empresas acima de 20 funcionários. Clique AQUI para ver mais.
Além disso, o dia 14 de março será transformado no Dia Nacional Marielle Franco, carregando o nome da vereadora Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018, e a data terá como foco o “enfrentamento à violência política de gênero e de raça”.