Governo manda recolher 11 marcas de azeite por fraude e irregularidades

direitaonline

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciaram nesta sexta-feira (6) a retirada imediata de 11 marcas de azeite de oliva do mercado brasileiro. As medidas foram tomadas após a identificação de fraudes na composição dos produtos e irregularidades fiscais e de rotulagem.

As marcas envolvidas são: Alcobaça, Campo Ourique, Casa do Azeite, Castelo de Viana, Málaga, San Martin, Santa Lucía, Serrano, Terra de Olivos, Terrasa e Villa Glória.

Segundo o Mapa, oito dessas marcas — Alcobaça, Casa do Azeite, Castelo de Viana, San Martin, Santa Lucía, Terra de Olivos, Terrasa e Villa Glória — apresentaram adulterações graves:

“Foi detectada a presença de outros óleos vegetais em sua composição, o que caracteriza fraude”, comunicou o ministério. Diante disso, esses produtos foram considerados impróprios para o consumo e sua venda passou a ser classificada como “infração grave”.

A Anvisa, por sua vez, determinou a suspensão das marcas Campo Ourique, Málaga e Serrano. Os motivos foram resultados insatisfatórios em testes físico-químicos, problemas de rotulagem, CNPJ irregular ou inexistente, além de origem desconhecida dos azeites.

As autoridades orientam que consumidores evitem o consumo dessas marcas e, se já tiverem adquirido os produtos, exijam a troca conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Estabelecimentos que mantiverem os itens à venda podem ser responsabilizados legalmente.

Confira abaixo os lotes interditados:

Alcobaça: lote 7653D7

Campo Ourique: todos os lotes

Casa do Azeite: todos os lotes

Castelo de Viana: todos os lotes

Málaga: todos os lotes

San Martin: todos os lotes

Santa Lucía: lote SL1126

Serrano: todos os lotes

Terra de Olivos: lote 387F231

Terrasa: todos os lotes

Villa Glória: todos os lotes

A nova ação se soma a outras iniciativas recentes: em 26 de maio, a Anvisa já havia proibido a comercialização das marcas La Ventosa e Grego Santorini. Antes disso, Escarpas das Oliveiras, Almazara, Alonso e Quintas D’Oliveira também foram banidas por motivos semelhantes. E mais: Zambelli diz que vai se apresentar à polícia italiana. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação; Fonte: Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro se prepara no Palácio dos Bandeirantes antes de encarar o STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou em São Paulo na tarde de sexta-feira (6) para os ajustes finais de sua estratégia de defesa no julgamento que o Supremo Tribunal Federal agendou para a próxima semana. Convidado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado de primeira hora, o ex-chefe do Executivo […]