Desemprego tem ligeiro recuo frente a trimestre passado e queda de 3,8% em relação a 2021

direitaonline


A taxa de desemprego ficou em 11,1% no trimestre de janeiro a março, apresentando ligeira queda de 0,1% em comparação ao trimestre anterior (dezembro-janeiro-fevereiro), que registrou 11,2%. Em relação ao mesmo período do ano passado, caiu 3,8 pontos percentuais, quando esteve em 14,9%. O dado também significa que o governo federal atingiu uma taxa de desemprego inferior àquela registrada no início do mandato. Também é o melhor resultado para o período desde 2016. (veja gráficos 1 e 2 abaixo).

Rendimento médio
O rendimento médio real cresceu 1,5% em relação ao trimestre encerrado em dezembro, estimado em R$ 2.548.

Conta própria
O número de trabalhadores por conta própria na comparação com o último trimestre caiu 2,5%. Isso quer dizer que 660 mil pessoas dessa categoria saíram do mercado. De acordo com o IBGE, nesse contingente, 475 mil eram trabalhadores sem CNPJ. Conforme a pesquisadora, os empregados sem carteira no setor privado ficaram estáveis, depois de três trimestres em expansão, mas o número de trabalhadores por conta própria teve retração após cinco trimestres de aumento. “No trimestre encerrado em março, essa queda no trabalho por conta própria respondeu pela redução no total da população ocupada.”

Conta própria
O número de trabalhadores por conta própria na comparação com o último trimestre caiu 2,5%. De acordo com o IBGE, nesse contingente, 475 mil eram trabalhadores sem CNPJ. Os empregados sem carteira ficaram estáveis, depois de três trimestres em expansão, mas o número de trabalhadores por conta própria teve retração após cinco trimestres de aumento.

Carteira assinada
De acordo com a pesquisa, houve elevação no número de empregados no setor privado com carteira de trabalho assinada, que alcançou 34,9 milhões de pessoas. Na comparação com o trimestre concluído em dezembro, significa aumento de 1,1%, ou de 380 mil pessoas.

PNAD Contínua
Conforme o IBGE, a pesquisa é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da PNAD Contínua por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados, com cerca de 2 mil entrevistadores em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.

E veja também: Governo federal entrega 272 moradias em Brasília. Clique aqui para ver.

Clique AQUI para nos seguir no FACEBOOK.
Clique AQUI para nos seguir no TWITTER
Clique AQUI para ver Quem Somos & Apoie

Fonte: Agência Brasil | IBGE
Gostou? Compartilhe!
Next Post

AGU afirma que graça de Bolsonaro a Silveira é constitucional e intervenção nela é “incogitável em democracias”

Em resposta à Justiça do Rio de Janeiro, a Advocacia Geral da União afirmou que a graça concedida pelo presidente Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira é constitucional e que uma eventual intervenção nela é “incogitável em democracias”. A ação popular contra o benefício concedido pelo chefe do executivo (a quem […]