Segundo a Folha de S.Paulo, o dossiê de candidatura apresentado por Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 ainda não detalha quais serão as fontes de recursos para viabilizar o evento.
O documento, ainda em fase final de elaboração, traz uma carta de Luiz Inácio Lula da Silva, na qual o governo federal se compromete a garantir o respaldo financeiro necessário. Na mensagem, Lula afirma que todas as estruturas da administração pública serão mobilizadas para organizar e promover os 21º Jogos Pan-Americanos de 2031.
O histórico do Brasil com grandes eventos esportivos, no entanto, levanta preocupações. O Pan de 2007, também realizado no Rio, acumula pendências judiciais até hoje.
Já as Olimpíadas de 2016, inicialmente financiadas com recursos privados, precisaram de ajuda emergencial do Comitê Olímpico Internacional (COI) para quitar dívidas após os governos federal, estadual e municipal se recusarem a arcar com o déficit.
O prazo final para envio do dossiê à Panam Sports — entidade responsável por definir a sede — é 30 de abril. Além da candidatura brasileira, Assunção, capital do Paraguai, também demonstrou interesse em receber o evento.
A proposta segue o modelo adotado nos Jogos Olímpicos de 2016, com quatro polos de competição no Rio: Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e a região do Maracanã, agora rebatizada como zona portuária, onde ficaria a nova Vila dos Atletas. A principal novidade é a inclusão de Niterói, que sediaria diversas modalidades como surfe, vôlei de praia, vela, handebol, basquete 3×3, triatlo, levantamento de peso, luta olímpica, caratê, entre outras.
A candidatura conjunta de Rio e Niterói foi aprovada em janeiro pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com 48 votos favoráveis entre os 50 delegados — houve apenas um voto contra e um em branco. A decisão foi tomada após São Paulo ter desistido da disputa.
Com essa nova candidatura, o Rio de Janeiro busca retomar um ciclo iniciado nos anos 1990, quando tentou, sem sucesso, sediar as Olimpíadas de 2004. Depois, recebeu o Pan de 2007, perdeu a corrida pelos Jogos de 2012 e, finalmente, sediou as Olimpíadas de 2016. E mais: Gilmar Mendes pede destaque e leva prisão de Collor ao Plenário do STF. Clique AQUI para ver. (Foto: Divulgação; Fonte: Folha de SP)