China se alia à Rússia e pede que Biden “leve a sério” preocupações de Putin

direitaonline



Em um telefonema entre os chefes das diplomacias da China, Wang Yi, e dos Estados Unidos, Antony Blinken, o governo chinês afirmou que os Estados Unidos devem “levar a sério” as preocupações da Rússia a respeito da situação na Ucrânia.

As razoáveis preocupações de segurança da Rússia devem ser levadas a sério e resolvidas“, declarou Wang a Blinken, de acordo com o comunicado divulgado pela Chancelaria chinesa após a ligação. “A segurança regional não pode ser garantida pelo fortalecimento ou, inclusive, a expansão dos blocos militares“, completou, em referência à expansão da Otan para o Leste europeu, principal motivo das queixas da Rússia.

Foi a primeira vez que a China se posicionou sobre a troca de acusações entre Rússia e potenciais ocidentais, como Estados Unidos e Reino Unido.

Ainda segundo o comunicado, Wang também disse que “todas as partes deveriam abandonar completamente a mentalidade da Guerra Fria e formar um mecanismo de segurança europeu equilibrado, efetivo e sustentável por meio de negociações“.

O chanceler chinês também exigiu a Blinken que Washington “pare de interferir” nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e “pare de brincar com o fogo” na questão de Taiwan, cuja autonomia é apoiada pelos EUA, embora Pequim tenha como meta sua reunificação ao território chinês.

E veja também: Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro preste depoimento na sexta-feira. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
1⃣2⃣encurtador.com.br/nq489

Fonte: Estadão | Foto: Washington Post photo by Demetrius Freeman, em reprodução Estadão

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Filipe G. Martins não cometeu crime ao chamar Dória de corno, decide Justiça

A 2ª Turma dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) rejeitou a queixa-crime protocolada por João Dória contra o Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Presidente Jair Bolsonaro, Felipe G. Martins, por associar o governo de São Paulo a “corno”. Martins publicou no Twitter: […]