Catadora que passou faixa a Lula foi à Itália em projeto de Bia Kicis

direitaonline



No último domingo (1), a catadora de recicláveis do Distrito Federal Aline Sousa, de 33 anos, foi a responsável por colocar a faixa de presidente em Lula (PT). Com a divulgação de seu nome, pessoas localizaram as redes sociais de Aline e viram imagens de uma viagem dela à Itália, o que gerou questionamentos.

Na quarta-feira (4), Aline divulgou um vídeo contando sobre suas experiências no exterior. Ela disse que a visita à Itália aconteceu para que pudesse conhecer a metodologia de lixo zero aplicada no país.

Aline é catadora desde os 14 anos. Ela estudou em colégios públicos de Taguatinga Sul e, desde 2015, é presidente da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF (Centcoope-DF).

“A nossa missão lá foi para a gente conhecer, se aprofundar nas metodologias e na implantação no sistema de Lixo Zero. No Brasil, a gente ainda está muito atrasado nesta questão do avanço e da valorização da reciclagem”, explicou.

Mas uma curiosidade é que a viagem de Aline foi proporcionada por meio de um projeto da deputada federal Bia Kicis (PL-DF), que gravou vídeo explicando a situação.

Segundo ela, no início de seu mandato, em 2019, ela se inteirou da situação das cooperativas de recicláveis no DF e constatou que, apesar da situação ser muito melhor do que na época do lixão, o trabalho ainda precisava evoluir.
É então que ela passa a destinar verbas para financiar melhorias, como a compra de máquinas e caminhão. Além disso, Bia afirma ter contribuído para a viagem de Aline à Itália para que a moça entendesse o programa de reciclagem do país europeu e trouxesse conhecimento para a empresa aqui no Brasil.

“Num governo em que as pessoas olham para os mais vulneráveis, como o presidente Bolsonaro e como eu trabalhei com as minhas emendas para dar oportunidade exatamente às pessoas mais esquecidas, as coisas realmente acontecem”, disse Bia em um vídeo divulgado por ela. Assista abaixo!


Fonte: G1; Metrópoles
Foto: reprodução redes sociais; Agência Câmara

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Notícia falsa de “bolsa picanha” engana moradores no Piauí

Uma notícia falsa sobre distribuição de picanha causou confusão na cidade de Oeiras, no interior do Piauí, nesta semana. As informações são do Metrópoles. Postagens compartilhadas indicavam que o governo federal estaria entregando o corte nobre de carne para pessoas carentes. Uma das imagens era de um pedaço de carne […]