Notícia falsa de “bolsa picanha” engana moradores no Piauí

direitaonline



Uma notícia falsa sobre distribuição de picanha causou confusão na cidade de Oeiras, no interior do Piauí, nesta semana. As informações são do Metrópoles.

Postagens compartilhadas indicavam que o governo federal estaria entregando o corte nobre de carne para pessoas carentes. Uma das imagens era de um pedaço de carne com símbolo do governo federal e a inscrição “entrega gratuita”, além da frase “a minha já chegou”.

Outra foto (imagem acima) mostrava um cartão falso da Caixa Econômica Federal (CEF), com a imagem de um pedaço de carne e a mensagem “picanha para todos”.

Segundo reportagem de uma emissora local, Moradores enganados pela notícia falsa procuraram o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade para pegar a “bolsa picanha”, o que obrigou a prefeitura da cidade a emitir nota oficial desmentindo a informação. “Não é verdadeira a informação que circula nas redes sociais sobre a distribuição de carnes nos Cras. Em nenhum momento, a ação foi programada ou promovida pela Semas”, escreveu a Prefeitura em nota. Assista abaixo!

Coxão Duro
Também circula pelas plataformas sociais uma informação falsa de que Lula (PT) teria determinado a troca do nome do corte ‘Coxão Duro’ para ‘Picanha’. Há também uma versão com acém.

A desinformação faz alusão à promessa de Lula de que as pessoas voltariam a tomar cerveja e comer picanha, frequente nos discursos de campanha do petista à Presidência da República. Entretanto, as leis citadas no texto não têm relação com a comercialização de carnes.

O texto falso diz: “O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, caput, incisos IV e VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto nos Capítulos I e IV da Lei nº 11.484, de 31 de maio de 2007, e na Lei nº 14.302, de 7 de janeiro de 2022. Art. 1º O Decreto altera o nome do corte bovino coxão duro, determinado que a partir da publicação desse decreto, passe a se chamar Picanha”.

 


Fonte: Metrópoles
Imagem: reprodução

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Moraes derruba decisão que liberou acampamento em BH

Neste sábado (7) à tarde, Alexandre de Moraes derrubou a decisão judicial que liberou a um manifestante a montar acampamento na avenida em frente à Companhia de Comando da 4ª Região Militar na Av. Raja Gabaglia, em Belo Horizonte. Hoje (7) pela manhã, o Tribunal de Justiça de MG atendeu […]