Bolsonaro inaugura obras de termelétrica que deve garantir segurança energética do Brasil

direitaonline
(São João da Barra – RJ, 31/01/2022) Lançamento da Pedra Fundamental da Usina Termelétrica Gás Natural Açu II (GNA II).
Foto: Alan Santos/PR



O presidente Bolsonaro inaugurou, nesta segunda-feira (31), a pedra fundamental da usina termelétrica Gás Natural Açu (GNA) ll, no Porto do Açu, em São João da Barra, no norte fluminense. A usina tem previsão de início de operação comercial em janeiro de 2025.

Assim como a usina GNA I, que já em funcionamento, o novo projeto também será composto por três turbinas a gás e uma a vapor. O empreendimento, que possui um contrato para fornecer energia por 25 anos, tem capacidade instalada de 1,6 gigawatt (GW).

O ministro Bento Albuquerque disse que a usina inaugurada em 2021 foi responsável por 15% do aumento da geração térmica em todo o país. “Se não fosse a GNA I ter entrado em operação em setembro do ano passado, nós teríamos muita dificuldade para superar a crise hídrica que o país passou”, apontou Bento.

A usina, segundo o governo federal, será a maior e mais eficiente usina a gás natural do país e vai gerar energia suficiente para abastecer 8 milhões de residências.

Bento também revelou que as novas termelétricas estão sendo implantadas graças a aprovação da Nova Lei do Gás, com a entrada de novos agentes. “Até o ano passado, era uma fornecedora de gás [Petrobras]. Hoje, são 7 empresas. Até o ano passado, eram 5 refinarias no Brasil. Hoje, são 9. Uma do grupo Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos”, afirmou.

Durante a visita ao Rio, também foram anunciadas melhorias no acesso rodoviário ao Açu e a construção de uma ferrovia privada, que vai conectar o Porto do Açu à malha ferroviária nacional.

O empreendimento faz parte do programa Pró-Trilhos e será primeiro do modelo de autorização no Estado do Rio. Terá 41km de extensão e investimentos previstos de R$ 600 milhões.

A expectativa é que a obra viabilize a criação de uma nova rota para a exportação da produção agrícola do país e o escoamento de gás natural para o interior. Serão investidos cerca de R$ 6 bilhões nos três empreendimentos que devem gerar mais de 70 mil empregos diretos e indiretos nos próximos cinco anos.

Além do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), também acompanharam o presidente os ministros João Roma (Cidadania) Bento Albuquerque (Minas e Energia), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo).

Na oportunidade, o presidente falou sobre a decisão dos brasileiros na eleição este ano, quando decidirão que futuro querem ao Brasil.

E veja também: Avião com cinco pessoas cai em fazendo de Nelson Piquet. Clique aqui para ver.

Veja abaixo a evolução das obras do trecho I da termoelétrica

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
1⃣2⃣encurtador.com.br/txAM6

Fontes: Agência Brasil; Poder360; site TupiFM

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Anatel aprova venda da OI à TIM, Claro e Vivo

A Anatel autorizou, nesta segunda-feira (31), a venda da operadora de telefonia móvel OI ao consórcio formado por TIM, Claro e Telefônica, que é a dona da marca VIVO. A decisão inclui também a anuência para a implementação de operação societária dentro do Grupo Oi e de contrato de exploração […]