Um grave acidente na madrugada deste sábado (21), na BR-116, em Teófilo Otoni (MG), resultou em mais de 30 mortes, segundo o Corpo de Bombeiros. A colisão envolveu um ônibus, uma carreta e um carro, com o incêndio no coletivo causando vítimas carbonizadas.
Estima-se que o total de mortos varie entre 32 e 38, mas o número exato depende da perícia da Polícia Civil devido ao estado dos corpos.
O desastre aconteceu por volta das 4h, no km 286, na localidade de Lajinha. Entre os mortos, está o motorista do ônibus, além de, pelo menos, uma criança. O trabalho de remoção das vítimas foi concluído ao meio-dia.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a tragédia foi causada pela queda de um bloco de granito de uma carreta. O bloco atingiu o ônibus, gerando atrito com o asfalto e provocando o incêndio. A região é conhecida pela exploração de granito, o que evidencia o risco frequente de transporte desse material.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que o acidente teria sido causado pelo estouro de um pneu do ônibus, que perdeu o controle e colidiu com a carreta e, em seguida, com um carro. No entanto, a PRF apontou o bloco de granito como a causa principal do incidente. O motorista do caminhão que levava a pedra não foi encontrado.
Autoridades locais seguem investigando o caso para esclarecer os detalhes e responsabilizar os envolvidos. A tragédia lança um alerta para a segurança no transporte de materiais pesados em rodovias brasileiras.
Nas redes sociais, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e de Minas Gerais, Romeu Zema, lamentaram a tragédia. De São Paulo, onde o ônibus partiu, Tarcísio escreveu: “Meus sinceros sentimentos aos amigos e familiares das vítimas do gravíssimo acidente entre um ônibus que havia partido de São Paulo em direção a Bahia, e uma carreta na BR-116, no município mineiro de Teófilo Otoni.”.
Meus sinceros sentimentos aos amigos e familiares das vítimas do gravíssimo acidente entre um ônibus que havia partido de São Paulo em direção a Bahia, e uma carreta na BR-116, no município mineiro de Teófilo Otoni. O @governosp disponibiliou equipes da Polícia Técnico-Científica… pic.twitter.com/CsQHebEjSa
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) December 21, 2024
Em Minas Gerais, estado onde aconteceu o acidente, Romeu Zema publicou: “Determinei mobilização total do
Governo de MG no atendimento às vítimas e suporte aos familiares no trágico acidente na BR-116, em Teófilo Otoni.”
Determinei mobilização total do @governomg no atendimento às vítimas e suporte aos familiares no trágico acidente na BR-116, em Teófilo Otoni. Nossas Forças de Segurança trabalham sem interrupção desde a madrugada e ao longo dessa manhã para atender com agilidade a ocorrência.
— Romeu Zema (@RomeuZema) December 21, 2024
Veja mais na reportagem abaixo (o repórter fala em 21 mortos, mas o número, infelizmente, já é maior). E mais: Migração de cubanos para o Brasil bate recorde em 2024. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação Bombeiros de MG; Fonte: UOL)
Um acidente entre um ônibus, uma carreta e um carro deixou pelo menos 21 mortos na cidade de Teófilo Otoni, no interior de Minas Gerais.
➡ Assista à #GloboNews ao vivo: https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/HKzxk3ItLx
— GloboNews (@GloboNews) December 21, 2024