Pela primeira vez desde a criação da ExpoQueijo Brasil, um produto nacional conquistou o Prêmio Super Ouro, a mais alta honraria da principal competição de queijos artesanais das Américas.
O feito histórico foi alcançado pelo ‘Queijo Pedra do Segredo’, produzido pela ‘Queijaria Pedra do Segredo’, localizada em Alagoa, no sul de Minas Gerais.
O queijo brasileiro recebeu a maior nota entre mais de mil amostras enviadas por produtores de 16 países e foi consagrado durante a cerimônia da 5ª edição do ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards, realizada no fim de junho no Cine Teatro Tiradentes, no Grande Hotel Termas de Araxá (MG).
Segundo Tatiane Barros Siqueira, prima do produtor Jaime Porfírio de Barros, o diferencial está no modo de produção, que segue métodos naturais: “Ele é um queijo de massa semicozida. A gente tem um processo de maturação natural. O queijo fica exposto na prateleira e a gente vai tombando. Não temos controle de umidade, de temperatura, não temos uma cave. É o nosso clima o grande diferencial. Não há interferência externa nenhuma.”
Nas edições anteriores, o troféu de Super Ouro ficou com a Itália (2021 e 2022) e com a Argentina (2023 e 2024). Neste ano, além do título máximo, o Brasil também foi destaque em outras premiações: foram 39 medalhas de ouro no total, maior número entre os participantes.
Minas Gerais, como já é tradição, liderou o ranking nacional, consolidando-se como referência do setor. Outros estados também se destacaram, como o Amazonas, onde a Queijaria Tradição D’Lourdes obteve quatro ouros, além do Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo — este último com forte presença nas categorias que valorizam leite cru, maturações longas e identidade regional.
Além do Brasil, outras nações também subiram ao pódio. A Itália venceu na categoria “queijo de leite cru com casca tratada” com o Stracchino alla Antica delle Valli Orobiche, da Latteria di Branzi.
A Argentina foi premiada com o Cuatro Esquinas, da Quesería Ventimiglia, na categoria “queijo pasteurizado com casca tratada”. O Peru também garantiu ouro com o Brie Finas Hierbas, da Inversiones Perualp S.A., entre os “queijos aromatizados de leite pasteurizado”.
Completando a lista, a França levou bronze com o Tomme de Brebis, na categoria “queijo de leite de ovelha”, enquanto o Uruguai conquistou prata com o Queso Pepato, entre os “queijos aromatizados de leite cru” com maturação superior a 30 dias. (Foto: divulgação; Fonte: CNN)
E mais:
https://direitaonline.com.br/lula-gasolina-nao-baixar-imbecil/
https://direitaonline.com.br/trump-notificacao-tarifas/
Justiça derruba decisão de Tarcísio que punia professores por falta injustificada