Um marinheiro australiano que estava à deriva no mar com seu cachorro há três meses foi resgatado por um barco mexicano de pescam de atum em águas internacionais, disse o proprietário da embarcação de pesca nessa segunda-feira (18). As informações são da agência internacional Associated Press.
Timothy Lyndsay Shaddock, 54 anos, estava a bordo de seu catamarã Aloha Toa no Pacífico a cerca de 1.200 milhas (1.900 quilômetros) de terra quando a tripulação do barco da frota Grupomar os avistou, informou a empresa em comunicado.
A empresa mexicana disse que Shaddock e seu cachorrinha Bella estavam em um estado “precário” quando foram encontrados, sem alimentos e abrigo. A tripulação do atuneiro forneceus os primeiros cuidados médicos, alimentação e hidratação. O ‘Grupomar’ não forneceu detalhes específicos sobre o dia em que Shaddock foi resgatado ou quando ele iniciou sua viagem.
O barco atuneiro, capitaneado por Oscar Meza Oregón, deve chegar ao porto de Manzanillo, na costa do Pacífico, nesta terça-feira (18) com Shaddock e Bella.
Un buque atunero de nuestra flota rescató a un náufrago australiano tras 3 meses en alta mar que se encontraba a más de 1200 millas de tierra. Gracias a la experiencia de la tripulación guiada por su Capitán Oscar Meza Oregón, recibió la atención médica, pic.twitter.com/YYJr5XH22u
— Grupomar® (@Grupomar) July 18, 2023
Antonio Suárez Gutiérrez, fundador e presidente do Grupomar, disse estar orgulhoso de sua tripulação, elogiando-os por sua humanidade em salvar a vida de alguém em apuros.
Shaddock disse à televisão australiana ‘Nine News’ que ele e seu cachorro sobreviveram com peixe cru e água da chuva depois que uma tempestade danificou sua embarcação e destruiu seus componentes eletrônicos.
“Passei por uma provação muito difícil no mar e só estou precisando de descanso e boa comida porque estou sozinho no mar há muito tempo”, disse Shaddock, magro e barbudo, em vídeo transmitido pela Nine na noite de domingo australiana. tempo. “Fora isso, estou muito bem de saúde”, acrescentou Shaddock.
O morador de Sydney e seu cachorro viajaram da cidade mexicana de La Paz para a Polinésia Francesa em abril, mas a viagem terminou em semanas, informou o jornal The Daily Telegraph de Sydney.
Nas fotos do resgate fornecidas pelo Grupomar à AP, Shaddock, sorridente, barbudo e magro, aparece com um manguito de pressão no braço, segurando uma caixa de analgésicos dentro da cabine do barco de pesca. Em outros, Bella está deitada no convés. O catamarã flutuava nas proximidades sem uma vela visível.
#EXCLUSIVE: We have an update on Sydney man Timothy Shaddock who was saved by the crew onboard a tuna trawler after they stumbled upon him in open waters. @LaurenTomasi #9News pic.twitter.com/J6uQwhX2zw
— 9News Sydney (@9NewsSyd) July 16, 2023