Após a eleição de Lula (PT), ontem (30), vazou vídeo que mostra jornalistas da Globo comemorando com entusiasmo a vitória do petista contra o presidente Jair Bolsonaro. A “festa” acontece no setor onde é gravado o Jornal Nacional. Assista abaixo!
E festa na Redação! pic.twitter.com/aoGpJ859Qa
— Milton Neves (@Miltonneves) October 31, 2022
De acordo com o Portal Metrópoles, em nota enviada ao site Notícias da TV, a Globo confirma a veracidade do vídeo e garante que os contratados não serão punidos pela comemoração. A emissora, no entanto, lamenta que “um pequeno grupo tenha esquecido a necessária e habitual prática de autocontenção, em respeito à norma e aos nossos princípios editoriais”.
Leia a nota na íntegra:
“A Globo tem cerca de 15 mil colaboradores, entre os quais 1500 profissionais que atuam no jornalismo. A empresa evidentemente não tem nem pretende ter qualquer controle sobre escolhas eleitorais de cada um desses profissionais, nem sobre como manifestam essa preferência em caráter privado.
No entanto, a Globo lamenta que, no ambiente de trabalho, um pequeno grupo tenha, por alguns instantes, esquecido a necessária e habitual prática de autocontenção, em respeito à norma e aos nossos princípios editoriais.
É exatamente por meio desses princípios, compartilhados em nossas plataformas, que os brasileiros puderam testemunhar a isenção da cobertura jornalística da Globo ao longo de toda essa campanha.”
E veja também: Após vitória de Lula, Petrobras perde R$ 34,2 bilhões em valor em 1 dia. Clique AQUI para ver.