O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou, nesta sexta-feira (18), que Jair Bolsonaro será candidato à Presidência em 2026, mesmo estando inelegível até 2030.
A declaração ocorre apenas uma semana após Valdemar sugerir outros possíveis nomes para representar a direita nas próximas eleições, o que gerou uma resposta do ex-presidente.
No vídeo, Valdemar enfatizou o papel de Bolsonaro como principal figura da direita: “Bolsonaro é o representante da direita no mundo. O que acontece é que, como está inelegível, acham que Bolsonaro não vai ser candidato, mas Bolsonaro será candidato”. Na legenda do post, ele reiterou o elogio a Bolsonaro, chamando-o de fenômeno e destacando sua influência global.
No último dia 11, em entrevista à GloboNews, Valdemar mencionou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o principal nome para a corrida presidencial de 2026, além de cogitar a possibilidade de Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, concorrer ao cargo.
No entanto, cinco dias depois, Bolsonaro declarou ao site Auri Verde Brasil que ele próprio é o candidato da direita para 2026, e afirmou que, caso sua inelegibilidade não seja revertida, se retirará da política. Veja abaixo!