A casa de apostas VaideBet comunicou ao Corinthians nesta sexta-feira (7) a rescisão unilateral do contrato de patrocínio máster com o clube. Firmado no início do ano, o acordo entre Corinthians e VaideBet tinha validade até o final de 2026 e previa o pagamento de R$ 370 milhões, dos quais o clube já recebeu cerca de R$ 66 milhões desde janeiro.
A VaideBet invocou a cláusula anticorrupção para justificar a rescisão. A decisão veio após a Polícia Civil iniciar uma investigação sobre o possível repasse de parte do valor de comissão do acordo a uma empresa supostamente de fachada.
Agora, o Corinthians e a casa de apostas discutirão o pagamento da multa de 10% do valor restante do contrato, aproximadamente R$ 30 milhões. A VaideBet, no entanto, pode recusar-se a pagar a indenização, alegando justa causa para a rescisão.
No último dia 27, a casa de apostas notificou a diretoria do Corinthians de que estava sendo prejudicada pelo noticiário recente e que poderia romper o contrato. No documento, a empresa afirmou que “a vinculação do nome da VaideBet com o presente escândalo envolvendo a diretoria do Corinthians e a intermediadora tornam a presente relação contratual excessivamente onerosa para o patrocinador, à medida que vincula a marca a uma situação negativa, causando desprestígio, potencial prejuízo e risco de baixo retorno do investimento realizado na entidade desportiva”.
O escândalo mencionado pela VaideBet refere-se a uma denúncia feita pelo “Blog do Juca Kfouri”. A denúncia alega que a Rede Social Media Design, empresa que intermediou o contrato de patrocínio, teria repassado parte do valor recebido em comissão a uma empresa “laranja” chamada Neoway Soluções Integradas em Serviços Ltda. Esta empresa estaria em nome de Edna Oliveira dos Santos, residente em Peruíbe, litoral sul de São Paulo, que desconhecia a existência da empresa em seu nome. Clique AQUI para ver a reportagem.
O Corinthians respondeu à notificação da VaideBet na última quinta-feira, mas os esclarecimentos foram considerados insuficientes pela casa de apostas, segundo reportagem do GE.
Com a saída da VaideBet, o Corinthians agora tem o espaço principal em sua camisa vago, além de outras quatro propriedades: a barra traseira da camisa, ombro, parte traseira do calção e meião. Atualmente, o clube possui quatro patrocinadores fixos: Ale (peito), BMG (manga), Ezze Seguros (costas) e Unicesumar (parte frontal do calção). E mais: Nos cinco primeiros meses de 2024, Pantanal tem aumento de 898% nas queimadas. Clique AQUI para ver. (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians; Fonte: GE)