A Uber anunciou nesta terça-feira, 30 de janeiro de 2024, uma nova modalidade de serviço para os seus clientes, o Uber Pet. Por enquanto, o serviço está disponível nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e nas principais regiões de Curitiba.
Disponibilizado aos usuários para viagens de apenas um animal (cão ou gato) acompanhado de seu tutor de forma planejada, através do Uber Reserve, a nova categoria atende um pedido dos amantes de animais que precisam do transporte para deslocamentos como as clínicas e entre outros locais.
A Uber explica que “encoraja fortemente” os seus usuários deste serviço para que o transporte dos animais seja dentro de bolsas ou caixas de viagem, com coleiras e focinheiras, para a segurança do motorista parceiro e dos animais, além do uso de toalhas durante a viagem, como forma de preservação do veículo.
“Lembre-se que os usuários são totalmente responsáveis por controlar seus animais de estimação durante a viagem e que o motorista parceiro poderá recusar a viagem caso identifique violações ao Código de Trânsito Brasileiro e/ou às regras do Uber Pet.”, diz o comunicado da empresa.
Para problemas menores relacionados a pequenas quantidades de pelos de animais de estimação, odor de animais ou desgaste típico, não será aplicada taxa de limpeza. No caso de incidentes em que seja necessária a limpeza do carro (por exemplo, urina, fezes, vômito, excesso de pelos, etc.), os usuários terão de pagar uma taxa de limpeza. Os valores serão avaliados e cobradas de acordo com a extensão dos danos.
No caso de viagem com animal, a Uber recomenda no máximo três passageiros e somente um animal de estimação. Os pets também não podem viajar sem a companhia do dono/tutor.
As viagens de Uber Pet funcionam dentro da modalidade de Reserve, e, por isso, é cobrada a taxa de reserva, que pode variar conforme horário e cidade, porém é determinada durante o momento da reserva e não sofre alterações após a reserva.
Por fim, o Uber Pet não altera a Política de Cão-Guia. Os usuários acompanhados deste animal de apoio podem solicitar uma viagem através de qualquer produto Uber, sem custo adicional e sem necessidade de reserva.
O passageiro será responsável por controlar o seu animal e cumprir as regras da modalidade, ficando proibida a viagem de animais sem acompanhante.
Ao efetuar a reserva deste tipo de viagem é necessário um tempo mínimo de 30 minutos de antecedência.
Para receber solicitações de viagens no Uber Pet, que é opcional para os motoristas parceiros, eles precisam revisar e aceitar os termos e condições da modalidade Todas as viagens Uber Pet são identificadas no aplicativo do parceiro antes dele aceitar o pedido.
Como funciona?
1. Abra o aplicativo e insira seu local de partida e destino;
2. Selecione a opção Uber Pet;
3. Escolha o dia e horário de partida da viagem;
4. Confirme sua reserva;
5. Você poderá consultar suas reservas dentro da aba “Atividade” no app.
O usuário da Uber também poderá encontrar a opção Uber Pet clicando diretamente no ícone “Reserve” no seu aplicativo. E veja também: À espera da tradução da bula, Ministério da Saúde ainda não tem data para vacina de dengue. Clique AQUI para ver.