Trump sobre Putin: “Se eu estivesse no cargo, jamais teria acontecido”

direitaonline



O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou, em entrevista a um programa de rádio, que Putin jamais teria avançado sobre as regiões de Luhansk e Donetsk se ele estive no cargo. “Se eu estivesse no cargo, nem mesmo pensável.”, afirmou.

Para o republicano, Putin foi “muito inteligente” ao declarar uma região independente e dizer que estava em missão de paz para fazer algo que sempre desejou fazer. Para Trump, foi a “força de paz” mais forte que se viu. Confira abaixo o que disse Trump na entrevista especificamente sobre a Ucrânia.

***

ENTREVISTADOR: Sr. Presidente, nas últimas 24 horas sabemos que a Rússia disse que está reconhecendo duas regiões separatistas da Ucrânia, e agora esta Casa Branca está declarando que isso é uma “invasão”. Essa é uma palavra forte. O que deu errado aqui? O que o atual ocupante do Salão Oval fez que poderia ter feito diferente?

TRUMP: Bem, o que deu errado foi uma eleição fraudada e o que deu errado é um candidato que não deveria estar lá e um homem que não tem noção do que está fazendo. Eu vi ontem na televisão e pensei: “Isso é genial”. Putin declara uma grande parte da Ucrânia – da Ucrânia. Putin declara-o como independente. Isso é maravilhoso.

Então, Putin está dizendo agora: “É independente”, uma grande parte da Ucrânia. Eu disse: “Quão inteligente é isso?” E ele vai entrar e ser um “pacificador”. Essa é a força de paz mais forte (que já se viu)… Poderíamos usar isso em nossa fronteira sul (em referência ao problema da imigração). Essa é a força de paz mais forte que eu já vi. Havia mais tanques do exército do que eu já vi. Aqui está um cara que é muito experiente… Eu o conheço muito bem. Muito muito bem.

Aliás, isso nunca teria acontecido conosco. Se eu estivesse no cargo, nem mesmo pensável. Isso nunca teria acontecido. Mas aqui está um cara que diz “Eu vou declarar uma grande parte da Ucrânia independente”, ele usou a palavra “independente”, “e nós vamos sair e entrar e nós’ vai ajudar a manter a paz.” Você tem que dizer que isso é muito inteligente. E você sabe qual foi a resposta de Biden? Não houve resposta. Eles não tinham um para isso. Não, é muito triste. Muito triste.

ENTREVISTADOR: Quase dois anos. Putin invadiu a Ucrânia. Sob Obama, Putin também invadiu. Toda a conversa sobre seu relacionamento com Vladimir Putin, e ele certamente não tentou isso com você. Por que ele está fazendo isso com Biden? O que você acha da arrogância de Biden, aquele tweet que não se refletiu na realidade no terreno?

TRUMP: Bem, até mesmo Chuck Todd disse neste fim de semana durante seu show. “Como não houve invasão durante o período de tempo em que o governo Trump estava lá, mas eles invadiram com Obama?”

Isso nunca teria acontecido se estivéssemos lá. Mas ele fez. Chuck Todd fez essa pergunta. Como é que nada disso aconteceu durante o governo Trump? Eu conhecia Putin muito bem. Eu me dei super bem com ele. Ele gostou de mim. Eu gostei dele. Quero dizer, você sabe, ele é osso duro de roer, tem muito charme e muito orgulho. Mas do jeito que ele – e ele ama seu país, sabe? Ele ama seu país. Ele está agindo um pouco diferente, eu acho agora.

Acho que ele vê essa oportunidade. Eu sabia que ele sempre quis a Ucrânia. Eu costumava conversar com ele sobre isso. Eu disse: “Você não pode fazer isso. Você não vai fazer isso.” Mas eu podia ver que ele queria. Eu costumava perguntar a ele. Costumávamos conversar longamente sobre isso. Acho que ninguém provavelmente o conhece melhor em termos das discussões. Então, eu o conhecia muito bem. Eu o conheci. Conheci o presidente Xi. A propósito, a China será a próxima. Você sabe, a China vai…

ENTREVISTADOR: Você acha que eles vão atrás de Taiwan?

TRUMP: Ah, com certeza. Não comigo, eles não teriam (…) Eles estão esperando até depois das Olimpíadas. Agora as Olimpíadas terminaram, e olhe para o seu cronômetro, certo? Não, ele quer isso como… É quase como irmãs gêmeas aqui porque você tem uma que quer Taiwan, eu acho, igualmente. Alguém disse: “Quem quer mais?” Acho que provavelmente igualmente mal. Mas, não, Putin nunca o teria feito, e Xi nunca o teria feito (Com Trump na presidência). E também, a Coreia do Norte não agiu por quatro anos.

Clique aqui para ver a entrevista de Trump.

E veja também: Ministro Tarcísio fala em rever normas de trânsito, e MPF abre inquérito. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/ctLOP

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo Bolsonaro inicia projeto que levará água ao sertão da Bahia

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, vai dar início à elaboração do projeto básico do Canal do Sertão Baiano e sua interligação com o Projeto de Irrigação Salitre. A ordem de serviço foi assinada nessa terça-feira (22) pelo ministro Rogério Marinho e o diretor-presidente da Companhia […]