No último sábado (2), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avançou significativamente em direção à sua meta de se tornar o candidato presidencial republicano nas eleições deste ano ao vencer as disputas internas do partido em Missouri, Michigan e Idaho. No geral, Trump venceu com quase 98% de apoio: 1.575 votos contra apenas 36 para Haley.
Até o momento, Trump emergiu vitorioso em todas as disputas de indicação estadual, estabelecendo um forte ímpeto rumo à “Superterça” da próxima semana, quando os eleitores de 15 estados dos EUA irão escolher seus candidatos preferidos de cada partido.
Com um impulso crescente, Trump caminha firmemente em direção à indicação republicana na convenção do partido em julho, e é amplamente esperado que garanta praticamente o resultado na terça-feira. Caso isso se concretize, ele provavelmente enfrentará o presidente democrata Joe Biden nas eleições de novembro, repetindo o confronto ocorrido em 2020.
As eleições em Missouri, Michigan e Idaho adotaram diferentes formatos, refletindo, em alguns casos, divisões e tensões dentro do partido, apesar da influência considerável de Trump.
No Missouri, Trump superou sua principal adversária, a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, emergindo vitorioso em todas as convenções partidárias do estado, conforme relatos do The New York Times.
Em Michigan, cerca de 2 mil apoiadores participaram de uma convenção com caucus, na qual Trump conquistou todos os 39 delegados possíveis, conforme reportagem da CNN. Além disso, no início da semana, o ex-presidente já havia assegurado 16 delegados do estado em uma primária.
Já no estado de Idaho, Trump obteve uma vitória confortável nas convenções republicanas, de acordo com informações das redes NBC e ABC.
Em uma das reuniões, os participantes — sabendo que Trump venceria facilmente — decidiram poupar tempo simplesmente pedindo a qualquer pessoa que apoiasse Haley que se levantasse. Numa sala com 185 delegados votantes, Carter Houtman, de 25 anos, foi a única pessoa que se levantou. E mais: Bolsonaro em ‘Não-me-Toque’. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução Instagram; Fontes: O Globo; CNN)
Ver essa foto no Instagram