PGR defende quebra de sigilos bancário e fiscal de Janones

direitaonline



A Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou a favor da quebra dos sigilos bancário e fiscal do deputado André Janones (Avante-MG) perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

Hindenburgo Chateaubriand Filho, vice-procurador-Geral da República, justifica a necessidade da medida citando fortes indícios de desvio de verba pública. “Os elementos de informação já reunidos apontam concretamente para a participação dos investigados no esquema de desvio de recursos públicos e recepção de vantagem indevida. Não há dúvida quanto à necessidade do afastamento dos respectivos sigilos bancário e fiscal”, afirma.

O colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, revelou que Janones admitiu pedir parte dos salários dos funcionários do seu gabinete para quitar dívidas de campanha. “Algumas pessoas aqui, que eu ainda vou conversar em particular depois, vão receber um pouco de salário a mais. E elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito”, disse o deputado em áudio divulgado pelo jornalista.

 

O ministro Luiz Fux, do STF, acatou o pedido da PGR em dezembro de 2023 e abriu um inquérito para investigar a conduta do parlamentar.

A Polícia Federal (PF) destacou inconsistências nos depoimentos dos assessores de Janones, ressaltando a necessidade de aprofundar a investigação. “Embora os assessores neguem envolvimento no esquema de ‘rachadinha’, as discrepâncias em seus depoimentos evidenciam a necessidade de um aprofundamento nas investigações”, afirmou a corporação. E mais: Funkeiro tem Land Rover roubada e pede ajuda para recuperar veículo. Clique AQUI para ver. (Foto: Agência Câmara; Fonte: Metrópoles)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Exército exonera de cargos de comando militares alvos de operação da PF

O Exército tomou a decisão de exonerar dois militares de cargos de comando em resposta à operação da Polícia Federal que investiga um suposto plano de “golpe de Estado” contra a eleição de Lula. Deixaram as funções o tenente-coronel Guilherme Marques Almeida (à esquerda na foto), comandante do 1º Batalhão […]