Neste fim de semana, acontece o CPAC nos Estados Unidos, considerado o maior ‘evento do conservadorismo’ mundial. E nesta edição, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi, sem dúvidas, a grande estrela.
Evidentemente, nos EUA, a ‘última palavra’ no CPAC é de Donald Trump, mas o ex-presidente americano é figura carimbada no evento. Já o ex-presidente brasileiro visita o encontro pela primeira vez, o que torna sua presença a ‘diferença’ desta edição.
Bolsonaro foi muito aplaudido em seu discurso, como você pode ver no decorrer da reportagem. Mas ele também recebeu o carinho do público ao ser anunciado na plateia por Donald Trump, que fazia seu discurso. A reação do público foi tão grande, aos gritos de ‘mito’, que Trump ficou espantado: “Uau. Você ganhou (em popularidade) de todos esses políticos americanos”. Assista abaixo!
Nosso sempre Presidente @jairbolsonaro é um orgulho para o Brasil e um exemplo de força e liderança no mundo livre!!! 🇧🇷🇺🇲
DE ARREPIAR!@realDonaldTrump@CPAC
Vídeos: @TradutordoBR e @mschlapp pic.twitter.com/ytistGISxG
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) March 5, 2023
Discurso de Bolsonaro
Ontem (4), Bolsonaro falou por cerca de 20 minutos no palco do CPAC, com tradução simultânea do intérprete. Ele exaltou os feitos de sua gestão e os comparou com o que Lula realiza neste início de governo.
Outro ponto de destaque da fala do ex-presidente brasileiro foi quando indicou que pretende concorrer à presidência novamente em 2026: “Nesse momento, agradeço a Deus pela minha 2ª vida. E também a ele pela missão de ser presidente da República por 1 mandato, mas eu sinto lá no fundo que essa missão ainda não acabou”, disse. Bolsonaro era muito aplaudido a cada fala. Ele chegou a dizer que era o ‘ex’ mais amado do Brasil. Confira a seguir!
“Com toda certeza, sou o ex mais amado do Brasil”
Bolsonaro no CPAC pic.twitter.com/6a60Vf6IYv— Gabriel 🇧🇷💛 (@gabisp22) March 4, 2023
Durante discurso de pouco mais de 20 minutos, Bolsonaro mencionou feitos de seu governo e defendeu a liberdade nas redes sociais. Ele afirmou que antes de sua gestão o país não se desenvolvia por causa do “populismo, comunismo e corrupção”. Enquanto discursava, imagens com apoiadores eram exibidas para o público.
Bolsonaro também criticou a decisão do governo petista que autorizou a ancoragem de 2 navios de guerra iranianos no porto do Rio de Janeiro. “Somos um país de paz. Se eu fosse presidente, não teríamos esse problema agora com navios iranianos”, disse. Clique AQUI para assistir ao discurso na íntegra de Bolsonaro no CPAC.