Exército participará de treinamento de ajuda humanitária com Nicarágua e mais 14 países

direitaonline



Entre os dias 12 e 18 de agosto, o Exército Brasileiro participará da ‘Operação Paraná III’, um exercício de ajuda humanitária que contará com tropas de mais quinze exércitos.

A atividade, que será realizada nos municípios do oeste paranaense de Medianeira, Missal e Santa Helena, será conduzida com uma simulação de desastres naturais.

Segundo o Exército brasileiro, serão explorados casos hipotéticos com o emprego de um esforço internacional para proporcionar ajuda e proteção à população.

No ambiente hipotético de desastre natural, os casos simulados focarão no atendimento médico em hospital de campanha, resgate aeromóvel e fluvial, deslizamento com vítimas, ressuprimento em áreas de desastre, entre outros.

Coordenam e executam a atividade o Comando de Operações Terrestres (COTER), o Comando Militar do Sul (CMS), a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec). Estarão presentes também o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil do Paraná.

Participarão do exercício, militares dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai. Informações complementares e o credenciamento para a imprensa acompanhar as atividades da operação serão divulgados em breve.

Operação Paraná III
A Operação é uma das atividades previstas pela Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), organização internacional que possui 23 exércitos membros, dois exércitos observadores, duas organizações militares observadoras e dois observadores especiais.

A CEA é presidida pelo Exército Brasileiro (biênio 2022-2023) e tem como tema “A contribuição da Conferência dos Exércitos Americanos no processo de transformação e preparação do Exército do Futuro para a expansão da cooperação e da integração no enfrentamento dos desafios e das ameaças que podem afetar a segurança e a estabilidade do continente americano”.

No ano passado, a primeira fase da operação foi realizada no município paranaense de Cascavel, e estiveram presentes, além do Brasil, 12 exércitos estrangeiros: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, EUA, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Assista abaixo ao vídeo institucional do treinamento.


Fonte e foto: Exército do Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Google contrata Michel Temer

O ex-presidente Michel Temer, do MDB, foi contratado pelo Google para mediar as negociações da regulação das plataformas de internet. Segundo informações confirmadas por Temer à Folha, ele atua há cerca de três semanas junto a parlamentares, incluindo o deputado Orlando Silva (PC do B-SP), relator do PL 2630, conhecido […]