A plataforma pública de streaming ‘Tela Brasil’, desenvolvida pelo Ministério da Cultura (MinC), da ministra Margareth Menezes, deve ser lançada em janeiro de 2024 com um acervo exclusivo de 405 obras audiovisuais nacionais. A informação é da Veja.
A seleção das produções foi realizada por meio de um edital que destinou 3,8 milhões de reais ao projeto. As inscrições para o licenciamento das obras encerraram no último mês.
Segundo o ministério, a Tela Brasil tem como objetivo “o acesso livre e democrático”, além de prezar por uma curadoria que represente a diversidade de linguagens e formatos audiovisuais do país.
Para o edital, foram estipulados repasses de 5 mil reais para cada um dos 250 curtas-metragens selecionados, 10 mil reais para 55 médias-metragens ou telefilmes e 20 mil reais para 100 longas-metragens.
Desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, a Tela Brasil foi testada recentemente para coleta de feedback e melhorias na plataforma.
Todas as produções disponíveis terão recursos de acessibilidade como legendas, legendas descritivas, audiodescrição e janela em Libras, ampliando o acesso para pessoas com deficiência. E mais: Marçal negocia filiação ao União Brasil visando disputa presidencial. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: Veja)